Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Calendário de 2025 vai punir o sucesso

2024-09-20 HaiPress

Ednaldo Rodrigues é presidente da CBF — Foto: Foto de Arquivo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/09/2024 - 03:35

Calendário apertado ameaça Campeonato Brasileiro em 2025.

Em 2025,clubes brasileiros enfrentarão calendário apertado devido a competições internacionais,prejudicando o Campeonato Brasileiro. A sobrecarga de jogos afeta o valor da competição e reflete um desequilíbrio entre clubes e seleções. A Europa também enfrenta problemas de excesso de jogos,destacando a proteção dos clubes contra convocações que possam prejudicar suas equipes.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Você,torcedor de Flamengo,Fluminense e Palmeiras,gostou de ter atravessado uma grande parte do Campeonato Brasileiro desfalcado dos jogadores que defenderam suas seleções? Fique sabendo: em 2025 deve acontecer de novo. Em 2024 foi durante a Copa América. No ano que vem,provavelmente será durante as Eliminatórias.

A Conmebol publicou nesta semana o calendário de competições continentais de 2025: fase de grupos da Libertadores e Sul-Americana entre abril e maio,com os mata-matas entre agosto e novembro. Jogos de Eliminatórias em setembro,outubro e novembro. E,como já se sabe há muito tempo,um espaço no meio do ano reservado para a Fifa.

Entre 15 de junho e 13 de julho será disputada nos EUA a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa,um evento grandioso,com 32 times,para a qual já estão classificados Flamengo,Fluminense e Palmeiras (e Real Madrid e Manchester City e Bayern de Munique...) e que pode ter ainda mais um brasileiro,se Botafogo ou São Paulo ou Atlético-MG ganharem a corrente edição da Copa Libertadores.

O calendário 2025 da CBF ainda não foi publicado,mas a expectativa é que,durante este Mundial de Clubes,sejam disputadas até nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Exatamente como ocorreu com a Copa América de 2024. O que vai acontecer com os times que estiverem nos EUA para o torneio da Fifa? A julgar pelo histórico do futebol brasileiro,só há uma resposta possível.

A tendência é que os campeonatos estaduais continuem a ocupar suas intermináveis e insuportáveis 16 datas,num enorme período exclusivo,de janeiro a abril. Tal distorção vai obrigar,como sempre,o Campeonato Brasileiro a ser espremido em sete meses,com muito mais rodadas nos meios de semana do que seria ideal e sem “escapes” para eventuais remarcações de jogos.

Tudo leva a crer,portanto,que as partidas atrasadas de Flamengo,Fluminense,Palmeiras (e de um eventual quarto brasileiro) terão que ser marcadas durante as rodadas de Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026,janelas em que a liberação de jogadores convocados pelas seleções nacionais é obrigatória.

A não ser que haja uma revolução na maneira como o calendário brasileiro é elaborado — e absolutamente nada indica que esta revolução esteja sendo gestada — mais uma vez os clubes serão punidos por seu sucesso. Ganhou a Libertadores? Conseguiu vaga na Copa do Mundo de Clubes da Fifa? Parabéns,o prêmio é ter reduzidas suas chances de conquistar o Campeonato Brasileiro seguinte. Ao contrário do que sugere o senso comum,este não é um problema apenas dos clubes da elite. Quando tantas partidas são disputadas sem grandes jogadores,a competição inteira perde valor.

A insatisfação com o excesso de jogos também existe na Europa — as críticas do astro espanhol Rodri ganharam manchetes nesta semana. Mas há uma diferença importante,fundamental: não há canibalismo entre futebol de clubes e seleções. Ninguém consegue imaginar o Manchester City ou o Bayern de Munique ou o Real Madrid jogando desfalcados de seus craques. No dia que alguém sonhar com essa ideia,os clubes não vão deixar acontecer.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap