Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

O soco viral

2024-09-21 HaiPress

Lateral-esquerdo Muhammad Rizki Saputra acerta soco em juiz — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/09/2024 - 05:00

"Fúria no Futebol: Socorro em Juiz Desencadeia Polêmica"

Em um campeonato regional na Indonésia,jogador desfere soco em juiz após marcação polêmica. O incidente viraliza,refletindo a raiva e a justiça popular. O futebol espelha a sociedade,questionando a integridade dos árbitros. A reação violenta evidencia a fronteira entre civilização e instinto animal. Consequências incluem suspensões e investigações,gerando repercussões no esporte.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Em nossa infinita highway digital — um vídeo depois do outro depois de um — de repente aquele parou na minha frente. Um jogador oriental desarma outro na área. Na bola. Não há vestígio de falta. O juiz marca pênalti. E corre na direção da marca de cal. No meio do trajeto é interrompido por uma espécie de giga-murro na cara. Desmaia no chão. Nocaute. O comentário surgiu na hora:

— Foi marçalizar... acabou datenado.

O justiçamento do juiz viralizou como a cadeirada política. As redes sociais satisfazem nossos instintos mais primitivos — e a vingança pretensamente justa é um deles. Quantos vídeos de CPF cancelado ou ladrões apanhando você já recebeu? Não importa a vertente — a ira santa conversa conosco. E o futebol tende a ser microcosmo do que somos como país,planeta e espécie.

O juiz ladrão é um personagem invencível de nosso imaginário. Não tem segunda instância — ele opera na nossa frente e sempre contra o nosso time. É o vilão pronto e acabado. Pense o leitor por um instante: será que todos os árbitros são realmente servos de um sistema que a tudo e todos manipula? Ou será que,aqui e ali,como em toda profissão,existem os malandros — que jogam contra a reputação geral?

Fato é que estamos tão condicionados por anos de suspeita que,quando a ação é escancarada,nosso muro civilizatório tende a ceder. A indignação alimentada por eras transborda. A ironia do debate de São Paulo foi essa: quem com meme fere... com meme pode ser ferido. O candidato que vivia de recortes foi desnorteado por um mega-meme não planejado. A combustão do agressor soou mais espontânea que todas as provocações anteriores do influcoach.

A raiva é parte de nossa herança animal. O soco do lateral-esquerdo Muhammad Rizki Saputra correu o mundo porque é o soco que todo jogador ou torcedor já quis dar num juiz ladrão. Ali,naquele vídeo,éramos todos Capitão Nascimento espancando o político safado.

O jogo aconteceu num campeonato regional em Banda Aceh no sábado passado. Saputra defendia a seleção de Sulawesi Central contra Aceh pelas quartas de final da semana esportiva da Indonésia. Sulawesi vencia por 1 a 0 no acanhado Estádio H. Dimurthala e o juiz,o nobre Eku Agus Sugih,fazia força para que o time da casa empatasse. Já expulsara dois atletas de Sulawesi e,aos 51 do segundo tempo,inventou o penal.

Foi tão acintoso que o jovem Saputra se sentiu autorizado a fazer justiça com os próprios punhos. Quando Sugih passou na sua frente — ele nem pensou. Fechou a mão e deu com vontade. O juiz caiu desacordado e deixou o gramado de ambulância. A ética arquibalda vibrou. No Coliseu... era dedinho pra baixo.

O abuso ou roubo contra o nosso time ou candidato vai sempre provocar nosso Roberto Jefferson interior. Saber que isso é errado,recolher o soco e administrar a frustração,é a fronteira da civilização. Por mais libertadora e extasiante que seja a reação... ela não é aceitável.

Saputra pode receber uma suspensão vitalícia. Sukih vai ser investigado por manipulação de resultado. O time de Aceh empatou o jogo (1 a 1) com o penal... e se classificou. A repercussão foi tão negativa que,na fase seguinte,eles perderam para Java – aparentemente de propósito — e se autodatenaram... da competição.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap