Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

OE2025. Fabricantes de janelas eficientes pedem redução do IVA para 6%

2024-09-24 HaiPress

"A redução do IVA para 6% está prevista na Resolução do Conselho de Ministros n.º 11/2024 que aprova a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética (ELPPE) 2023-2050,mas ainda não está implementada",lembrou a associação num comunicado.

 

A associação justificou o seu pedido,apontando a "melhoria do conforto térmico e acústico das habitações portuguesas,com consequente melhoria da eficiência energética dos edifícios,cumprindo as estratégias e compromissos aprovados para o combate à pobreza energética e renovação dos edifícios".

Segundo a entidade,esta medida permitiria ainda "continuar o combate à evasão fiscal nas pequenas obras,diminuindo os fatores de concorrência desleal entre empresas e perda de receita fiscal para o Estado".

Para a associação,seria assim também possível "dar um incentivo para que os portugueses possam realizar pequenas obras de melhoria das suas habitações",defendendo que "a instalação de novas janelas eficientes deve ter o mesmo tratamento fiscal do que a instalação de um ar condicionado".

Segundo a Anfaje,"enquanto a instalação de janelas eficientes é decisiva para reduzir os consumos energéticos dos edifícios,a instalação de aparelhos de ar condicionado somente melhora o conforto se os portugueses gastarem mais energia".

"Portugal tem metas muito exigentes para alcançar relativamente à descarbonização e melhoria da eficiência energética dos edifícios. Continua a estar muito por fazer,pelo que esperamos que o Governo dê um contributo fundamental para que esta área continue a impulsionar o crescimento das empresas e da economia portuguesa",disse João Ferreira Gomes,presidente da Anfaje,citado na mesma nota.

O dirigente associativo acredita que "esse contributo pode e deve começar já neste Orçamento do Estado,com a introdução de benefícios fiscais em sede de IRS e a introdução do IVA à taxa reduzida de 6% para a instalação de novas janelas eficientes".

De acordo com a associação,"os muitos milhares de candidaturas aos programas de apoio do Fundo Ambiental à instalação de janelas eficientes -- cerca de 80 mil no PAE+S 2023 -- mostram que os portugueses entendem as vantagens de realizarem obras de instalação de novas janelas eficientes".

No entanto,lamentou,"continuam a existir dificuldades,burocracias e atrasos incompreensíveis na aprovação e pagamento das candidaturas aprovadas".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap