Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Costuma fazer compras online? Eis os cuidados que deve ter

2024-09-24 HaiPress

Substituir as idas às lojas ou aos supermercados por compras online é cada vez mais uma realidade comum dos portugueses. No entanto,há ainda alguns cuidados a ter.

 

Assim,segundo recorda a associação de defesa do consumidor DECO Proteste,as "lojas online fazem parte das chamadas vendas à distância" e,como tal,"devem divulgar de forma clara e simples os termos e condições de venda,com toda a informação sobre o uso dos dados pessoais e o direito de acesso,retificação e eliminação dos mesmos". 

Se não conhece o site e não tem qualquer referência de outras pessoas,deve verificar se há comentários de outros compradores. Esta é uma "forma de obter informações sobre tempo de entrega,reembolso em caso de devolução,etc". 

"Se os comentários indiciarem má reputação,desconfie: arrisca-se a perder o dinheiro da compra",alerta a DECO Proteste.

Outra dica para evitar problemas é optar por lojas conhecidas. Evite também comprar sem um endereço físico ou se tiver apenas um apartado postal,uma vez que "a morada completa é essencial para localizar o vendedor em caso de problemas".

Além disso,"se o preço for demasiado bom,desconfie",uma vez que "nem sempre significa uma boa compra".

Deve também ler "atentamente os termos e condições da loja online". "Por exemplo,esta pode aceitar que a devolução seja feita em 30 dias (o prazo legal são 14 dias,mas pode ser fixado um prazo superior),numa loja física,num ponto de recolha ou apenas pelo correio",exemplifica a DECO Proteste. 

Outra recomendação é criar um e-mail "só para compras online",no qual "poderá receber informação relativa a promoções ou informação específica sobre a sua encomenda,nomeadamente sobre devoluções ou reembolsos",evitando que a sua conta principal de e-mail seja alvo de spam.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap