Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ministro diz que descativa verbas do IVV e IVDP mal OE entre em vigor

2024-10-17 HaiPress

"Promoção é o que temos de fazer. O senhor ministro das Finanças permite,na proposta de orçamento,que o ministro da Agricultura possa descativar verbas do IVV e do IVDP. Posso dizer que já tenho o despacho pronto para,mal o orçamento entre em vigor,eu descative as verbas do IVV e do IVDP para o objetivo promoção",afirmou José Manuel Fernandes.

 

O governante falava no parlamento,durante uma audição na Comissão de Agricultura e Pescas,depois de aprovado um requerimento do grupo parlamentar do PCP sobre a crise no setor do vinho e medidas de apoio aos produtores de uva.

A vindima que está na fase final ficou marcada pelos 'stocks' acumulados de vinhos e queixas de viticultores,nomeadamente no Douro,que não conseguiram vender a uva.

O ministro já tinha falado anteriormente sobre as cativações das verbas destinadas à promoção,quer no IVV,quer no IVDP,considerando ser uma medida de "legalidade duvidosa" e até de uma "imoralidade imensa".

José Manuel Fernandes disse ainda que o Governo está a trabalhar na rotulagem de origem.

"É essencial que o consumidor saiba a origem daquilo que está a consumir,é uma questão de transparência,não consigo sequer perceber como pode haver algumas pessoas que podem estar contra este objetivo. Isto será uma portaria e a acompanhar esta situação haverá um decreto-lei,onde na restauração também queremos que esta informação esteja disponível para o consumidor",frisou.

O ministro lembrou ainda que está a ser estudada a incorporação de aguardente feita com uvas exclusivas do Douro no vinho do Porto.

"Isto exige que haja um estudo económico,exige que não haja prejuízo para os produtores e que não haja uma diminuição da mais valia que é o vinho do Porto",frisou o governante.

A utilização obrigatória de aguardente da região na produção de vinho do Porto tem sido uma das principais reivindicações dos viticultores,que defendem que esta medida poderia ajudar a combater os excedentes de vinho no Douro.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap