Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Agosto. Excedente externo da economia portuguesa sobe para 6.921 milhões

2024-10-20 HaiPress

Segundo o BdP,esta evolução reflete a diminuição de 281 milhões de euros do défice da balança de bens,para a qual contribuiu,sobretudo,o aumento das exportações (de 277 milhões de euros,ou 0,6%).

 

Traduz ainda o aumento de 1.543 milhões de euros do excedente da balança de serviços (justificado sobretudo pelo incremento de 1.284 milhões de euros do saldo de viagens e turismo) e a diminuição de 940 milhões de euros do défice da balança de rendimento primário,principalmente devido à maior atribuição aos beneficiários finais de fundos recebidos da União Europeia na forma de subsídios.

O excedente externo até agosto resultou também do aumento do excedente da balança de rendimento secundário,de 308 milhões de euros,que "reflete o recebimento do maior prémio de sempre do Euromilhões em Portugal,em junho,e a redução da contribuição de Portugal para o orçamento da União Europeia".

Finalmente,refletiu ainda a diminuição do excedente da balança de capital,de 188 milhões de euros,devido sobretudo à diminuição mais acentuada dos recebimentos do que dos pagamentos ao exterior relativos a ativos não produzidos não financeiros,nos quais se incluem as licenças de emissão de carbono e os passes de atletas.

Nos primeiros oito meses do ano,a capacidade de financiamento da economia portuguesa levou a um saldo positivo da balança financeira de 7.200 milhões de euros.

Este saldo resultou do aumento dos ativos sobre o exterior,de 19.455 milhões de euros,"resultante maioritariamente do investimento de bancos e das administrações públicas em títulos de dívida emitidos por não residentes (8.205 e 2.732 milhões de euros,respetivamente),do acréscimo dos empréstimos concedidos por sociedades não financeiras a entidades intragrupo não residentes (2.648 milhões de euros) e do aumento de ativos em numerário e depósitos do banco central (1.403 milhões de euros).

Traduziu ainda o crescimento dos passivos,de 12.266 milhões de euros,"devido,ao aumento de títulos de dívida detidos por não residentes,emitidos pelas administrações públicas e bancos (11.320 e 3.649 milhões de euros,e ao investimento direto em instrumentos de capital de sociedades não financeiras (6.048 milhões de euros).

De acordo com o BdP,estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução dos passivos em depósitos do banco central,de 5.411 milhões de euros.

Até agosto,os setores que mais contribuíram para a variação positiva dos ativos líquidos de Portugal perante o resto do mundo foram o banco central (7.199 milhões de euros),as outras instituições financeiras monetárias (2.156 milhões de euros),os particulares (1.452 milhões de euros),as sociedades de seguros e fundos de pensões (984 milhões de euros) e as instituições financeiras não monetárias exceto sociedades de seguros e fundos de pensões (627 milhões de euros).

Em sentido contrário,as sociedades não financeiras e as administrações públicas registaram variações negativas dos seus ativos líquidos de,respetivamente,1.549 milhões de euros e 3.678 milhões de euros.

Considerando apenas o mês de agosto,o saldo das balanças corrente e de capital foi de 1.580 milhões de euros,o que corresponde a uma diminuição de 47 milhões de euros face ao período homólogo,detalha o BdP.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap