Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Banco central da China baixa duas taxas de juro de referência

2024-10-21 HaiPress

A taxa referencial de juros (LPR,na sigla em inglês) a um ano,que constitui a referência para as taxas mais vantajosas que os bancos podem oferecer às empresas e às famílias,foi reduzida de 3,35% para 3,1%. A LPR a cinco anos,taxa de referência para o crédito à habitação,85% para 3,6%.

 

Estas duas taxas foram reduzidas pela última vez em julho e encontram-se atualmente em níveis historicamente baixos.

Esta medida surgiu poucos dias depois de a China ter registado o crescimento trimestral mais fraco em ano e meio,no terceiro trimestre,sublinhando os problemas económicos que o país enfrenta.

O principal obstáculo à atual recuperação é a persistente crise no setor imobiliário,que foi nas últimas décadas um dos principais motores do crescimento chinês. O setor encontra-se em sérias dificuldades,com promotores endividados,edifícios inacabados e preços em queda,mesmo nas grandes cidades.

Na quinta-feira,as autoridades anunciaram que vão aumentar os empréstimos para projetos imobiliários inacabados para o equivalente a mais de 500 mil milhões de euros. Prometeram também facilitar a renovação de um milhão de casas,numa medida destinada a estimular a atividade do setor da construção.

Num contexto de desvalorização do principal ativo das famílias chinesas,a fraca confiança dos consumidores também suscitou pressões deflacionárias.

O índice de preços no consumidor (IPC),o principal indicador da inflação,aumentou 0,4% em setembro,em termos homólogos,menos do que o previsto e um sinal de fraqueza persistente do lado da procura.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap