Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Tâmega e Sousa assina acordos de cooperação com cidade do sul da China

2024-10-21 HaiPress

De acordo com o portal de notícias estatal Guangdong Today (GDToday),cada um destes seis municípios do Tâmega e Sousa (Penafiel,Lousada,Baião,Felgueiras,Cinfães,e Marco de Canaveses) assinou um acordo com uma zona de Zhuhai.

 

As cartas de intenções,que abrangem áreas como comércio,tecnologia,educação e economia marinha,foram assinados na sexta-feira,durante a visita a Zhuhai de uma delegação da CIM do Tâmega e Sousa.

Esta é a segunda vez que zonas de Zhuhai estabelecem relações com municípios do estrangeiro,indicou o GDToday.

"Esperamos ver Zhuhai e Portugal a expandirem ainda mais intercâmbios de pessoas,aprofundarem a compreensão mútua e continuarem a promover intercâmbios e cooperação",disse o vice-presidente da autarquia de Zhuhai,Li Chong.

A cidade estabeleceu um acordo de geminação com o município de Castelo Branco em 1994.

Na quinta-feira,em Macau,o primeiro-secretário executivo da CIM do Tâmega e Sousa disse à Lusa que a delegação ia visitar o 'campus' do Instituto de Tecnologia de Pequim na vizinha Hengqin e avaliar "a oportunidade de um centro de investigação ligado ao conhecimento,inovação e desenvolvimento de novas tecnologias" naquela zona portuguesa.

"Há uma capacidade técnica instalada,logo há recursos humanos qualificados",sublinhou o dirigente,lembrando a proximidade das universidades do Porto,do Minho e de Trás-os-Montes.

Também o diretor executivo da Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) disse que a região do Tâmega e Sousa quer acolher um parque tecnológico para transferência de tecnologia da China.

Paulo Dinis disse à Lusa que "está a ser preparado um acordo geral que permita envolver" os municípios do Tâmega e Sousa no projeto.

O primeiro passo,em colaboração com a Câmara de Comércio Portugal-China Pequenas e Médias Empresas,foi dado através da criação de um centro,cuja sede está para já no Porto,referiu Dinis.

"Estamos a equacionar o lançamento de um parque tecnológico,a ser uma colaboração entre empresas,'startups' acima de tudo,que permita ter uma colaboração partilhada em termos de conhecimento de tecnologia entre Portugal,Macau,e China" continental,indicou.

A delegação da CIM do Tâmega e Sousa esteve no território para participar na 29.ª edição da Feira Internacional de Macau,que terminou no sábado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap