Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo abre em dezembro escritório para ajudar negócios de brasileiros em Portugal

2024-10-22 HaiPress

Dois guindastes sobre o Rio Tejo,em Lisboa — Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/10/2024 - 02:48

Sede da Apex em Lisboa impulsiona negócios entre Brasil e Portugal

Governo brasileiro inaugura sede da Apex em Lisboa para auxiliar empresários no mercado português,visando impulsionar negócios e resolver questões imigratórias. Escritório focado em fortalecer relações comerciais e facilitar processos para brasileiros em Portugal. Presidente Lula determinou a abertura do escritório em 2023,visando expandir negócios e atrair investidores para Europa,com foco na CPLP. Evento em Porto destaca importância cultural e linguística na integração entre países.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) abre em dezembro a sua primeira fase em Lisboa. Será o segundo escritório europeu,após Bruxelas.

Cidadania portuguesa: Brasileiros surpreendidos com falsa conclusão dos pedidosAlívio: Fim do IR de 25% sobre aposentadoria paga no exterior favorece brasileiros em Portugal

O escritório vai funcionar em alguns andares para ajudar empresários brasileiros na expansão para Portugal. A inauguração total do prédio será em 2025.

O tema será debatido hoje por Paulo Matheus,coordenador do escritório da Apex para Portugal e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP),no seminário Brasília Porto: “Patrimônio,Turismo,Sustentabilidade e a CPLP”. Inscrições gratuitas aqui.

Matheus observa o caos imigração com atenção. E diz que não pode haver elos frágeis no processo empresarial entre Portugal e Brasil.

— Estamos de olho,observando. Vamos nos relacionar com a comunidade brasileira e empreendedores e não podemos ter demonstração de fragilidade nestas relações,no campo de empresários — disse ele,explicando:

— Se não tiver ambiente tranquilo,(o empresário) não vem. O governo de Portugal tem se manifestado e busca uma saída para resolver este que é um grande problema. E podemos dialogar para criar um ambiente melhor,sem sobressaltos.

Existem mais de 400 mil processos de regularização pendentes na Agência para Integração,Migrações e Asilo (AIMA). A maioria é de trabalhadores brasileiros.

Cidadania portuguesa 2: Veja como acompanhar processos na nova plataformaAtrair profissionais: Brasileiros até 35 anos podem pagar menos imposto em Portugal por dez anos

Outro problema é a incompatibilidade da autorização de residência CPLP com os demais modelos. O documento de papel pode ser tratado como de “segunda”,expressão já observada pelo ministro da Presidência,António Leitão Amaro.

Milhares de brasileiros cobram desde junho a abertura do Canal CPLP,a ferramenta de regularização prevista no acordo de mobilidade do bloco. O governo não desbloqueia.

— Nos colocamos à disposição para ajudar,mas não podemos impor ajuda. Queremos que resolvam o mais rápido possível porque será bom para todo mundo. Com esta base vamos ter avanço significativo na troca comercial — disse Matheus.

A abertura do escritório da Apex em Lisboa foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a sua visita ao país em 2023.

O governo quer que os empresários brasileiros aumentem a expansão dos seus negócios para Portugal e atraiam mais investidores. E planeja que o país seja uma base para Europa.

— Portugal foi uma determinação do Lula,porque é próximo dos países lusófonos da CPLP. Mas também porque é incubadora onde o empresário terá retaguarda técnica e jurídica para que possa dar o salto e ganhar a Europa. Vai impulsionar o movimento — disse Matheus.

Mão de obra: Brasileiros são 80% dos trabalhadores estrangeiros no turismo de PortugalSegurança Social: Brasileiros batem recorde de € 1 bilhão em pagamentos à Previdência de Portugal

O prédio foi cedido pela prefeitura de Lisboa. Funcionará como escritório comunitário e terá órgãos que serão âncoras do processo,como a própria Apex,o Sebrae,a Embratur,a Fiocruz e o Banco do Brasil.

— A ideia é ter um espaço cultural administrado pela Fundação Banco do Brasil para integrar os países culturalmente. Por isso o evento que começa hoje no Porto é importante,porque reúne preservação do patrimônio cultural e linguístico — explicou Matheus.

O Seminário Brasília Porto vai até quinta-feira no Instituto Pernambuco,no Porto. Além de gratuitas,as vagas são limitadas. Programação completa aqui.

Leia mais no Portugal Giro: Coluna diária desde 2021 com notícias de Portugal para brasileiros

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap