Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Afroturismo é ‘carro-chefe’ em promoção do Brasil no exterior

2024-10-23 HaiPress

Visitantes no Cais do Valongo,na região conhecida como Pequena África no Rio de Janeiro: roteiros de afroturismo ganham protagonismo na promoção do Brasil no exterior — Foto: Guito Moreto

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/10/2024 - 04:01

Afroturismo: Destaque na Promoção do Brasil no Exterior

O Afroturismo ganha destaque na promoção do Brasil no exterior,com circuitos focados na herança africana,especialmente no Rio de Janeiro e em Salvador. A Embratur investe em oferecer experiências diversificadas,indo além do sol e praia,atendendo a diferentes perfis de turistas. A valorização da cultura afro-brasileira como carro-chefe mostra a importância da história africana para o país,impulsionando o turismo e a economia local.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Existe um Brasil para cada turista. Esse é o mote do trabalho realizado pela Embratur,que tem se apoiado tanto em dados quanto em inteligência de mercado para oferecer o produto correto para cada perfil de visitante. A ideia é ir além do sol e praia,com mais opções em gastronomia,cultura e de olho em nichos específicos.

De acordo com o presidente da agência,Marcelo Freixo,há um número crescente de europeus e americanos que vêm para cá de olho em experiências de ecoturismo e turismo de aventura,por exemplo. Outra demanda em crescimento é pelo afroturismo.

Custo salarial: Desigualdade faz trabalhadores negros perderem R$ 103 bilhões por mês,diz estudoEntenda: O que é afroturismo e como o Brasil pode atrair visitantes a partir da herança cultural negra

— Não existe história do Brasil sem história africana. O afroturismo é ferramenta de enorme potencialidade e discute protagonismo. Quando a gente coloca como carro-chefe da promoção do Brasil,a gente coloca quem fala pelo Brasil — disse Freixo,acrescentando que os roteiros com base nessa herança têm “lugar de encantamento”.

Ele participou de live na segunda-feira sobre turismo na série "Caminhos do Brasil",iniciativa de O Globo e Valor Econômico e da Rádio CBN,com patrocínio do Sistema Comércio,através da CNC,do Sesc,do Senac e de suas federações.

No afroturismo,os principais destinos no país estão na Bahia e no Rio de Janeiro,o que ajuda a explicar a alta de 58% em desembarques nos aeroportos baianos nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o ano passado.

Rota do samba

Na programação desenvolvida pela Embratur,em parceria com o governo da Bahia e a prefeitura de Salvador,estão visitas a terreiros de candomblé e igrejas católicas marcadas pela história dos negros escravizados e pelo sincretismo religioso. Também inclui um percurso no centro histórico da capital,mostrando a arquitetura e história de revoltas populares,os blocos afro e o carnaval,além da gastronomia.

Outra região bastante procurada é a da Pequena África,no Rio de Janeiro,que reúne a Pedra do Sal,o Cemitério dos Pretos Novos e o Cais do Valongo,que recentemente foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela ONU para a Educação,a Ciência e a Cultura. Segundo Freixo,a Embratur também tem trabalhado na construção de novos produtos,como a Rota do Samba,que vai levar o turista para conhecer o bairro de Madureira,na Zona Norte,e apresentar a história de nomes icônicos do samba como Candeia,Paulo da Portela e Monarco.

Turismo aquecido: Cúpula do G20 movimenta economia do Rio

Além da promoção de eventos que atraem turistas de todo o mundo,como o Festival de Parintins,no Amazonas,outra ação que estimula e promove novos produtos turísticos é o reconhecimento de municípios brasileiros com o título de Capital Nacional em diferentes segmentos.

O título tem caráter simbólico e é concedido a cidades que se destacam em atividades culturais,esportivas,econômicas e por sediar eventos relevantes nessas áreas. É o caso do município de Farroupilha (RS) que recebeu o título de Capital Nacional da Moda de Inverno,graças à sua relevância na indústria têxtil. Da mesma forma,em setembro,as cidades de Guarapuava (PR) e Lagoa Vermelha (RS) foram reconhecidas,respectivamente,como capitais da Cevada e do Malte e da Dança da Chula. (Do Valor Econômico)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap