Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Hotelaria faz balanço positivo do verão. Taxa de ocupação foi de 81%

2024-10-23 HaiPress

Os resultados do inquérito "Balanço verão 2024" da AHP (relativos ao período entre junho e setembro) contrariam,segundo o presidente da associação,a ideia de que os preços elevados tinham levado a um afastamento dos portugueses do Algarve.

 

"Os portugueses contribuíram para os números do Algarve,assim como contribuíram,também,os ingleses,os alemães e,agora,os americanos",afirmou hoje Bernardo Trindade.

A este propósito,o dirigente associativo destacou a importância do crescimento a sul do mercado americano,dado o seu grande "poder aquisitivo" e ao facto de,historicamente,se relacionar diretamente com as cadeias hoteleiras,removendo intermediários e permitindo maiores ganhos aos estabelecimentos.

"Há uma conjugação de fatores que nos obriga a olhar para estes números com satisfação. O Algarve teve um bom verão,que foi sentido um pouco por todo o país,e isso,obviamente,deixa-nos satisfeitos",resumiu Bernardo Trindade.

Segundo os dados da AHP,entre junho e setembro a taxa de ocupação da hotelaria nacional foi de 81%,destacando-se as regiões dos Açores e da Madeira,com uma ocupação de 91%.

Seguiram-se o Algarve,com 85%,e a Grande Lisboa e Península de Setúbal,com 84%,enquanto a região Norte registou uma taxa de ocupação de 76% e o Alentejo fechou o verão com 72%.

Já as regiões com as taxas de ocupação mais baixas foram o Oeste e Vale do Tejo e o Centro,com 62% e 70%,respetivamente.

No que se refere ao Preço Médio por Quarto,fixou-se nos 172 euros a nível nacional,surgindo o Algarve na liderança,com 227 euros,seguido do Alentejo e da Grande Lisboa,com 195 euros e 193 euros,respetivamente.

Relativamente à estada média dos turistas,foi de 3,1 noites a nível nacional,tendo as regiões da Madeira e do Algarve liderado ao registar 5,4 noites e 4,8 noites,respetivamente.

Os Açores,com 3,4 noites,também ficaram acima da média,enquanto noutras regiões,como a Grande Lisboa e o Centro,a estada média foi de 2,7 noites,e no Alentejo e Península de Setúbal foi de 2,6 e 2,5 noites,respetivamente.

Já o Oeste e Vale do Tejo apresentou a estada média mais baixa,de duas noites.

Questionados sobre os proveitos totais no período do verão,75% dos inquiridos pela AHP reportaram resultados melhores ou muito melhores do que no ano passado,enquanto 17% apontaram resultados piores ou muito piores.

Especificamente no mês de setembro,a AHP destacou a performance registada pela hotelaria na segunda quinzena,impulsionada pela realização de "grandes eventos internacionais que ajudaram a impulsionar os resultados de ocupação e preço".

Quanto aos mercados emissores,a associação nota que o mercado interno foi apontado com um dos três primeiros por 73% dos inquiridos,ocupando o Reino Unido (53%) e os Estados Unidos (51%) os segundo e terceiro lugares,"consolidando o mercado americano como um dos mais relevantes para o setor hoteleiro nacional".

O mercado espanhol foi referido por 44% dos inquiridos,seguido da Alemanha,mencionada por 25%,tendo o mercado francês perdido força,sendo incluído no 'top 3' por apenas 19% dos inquiridos.

No que se refere aos canais de reserva,a associação apontou a "dominância das plataformas 'online'",com a Booking a ser mencionada por 96% dos inquiridos,seguindo-se os 'websites' próprios (78%) e as agências de viagens (43%).

Com um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,89%,o inquérito da AHP foi realizado entre 01 e 14 de outubro junto de 343 empreendimentos turísticos associados,localizados no Norte (11%),Centro (7%),Oeste e Vale do Tejo (8%),Grande Lisboa (38%),Península de Setúbal (3%),Alentejo (7%),Algarve (11%),Açores (7%) e Madeira (8%).

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap