Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Associação Dão, Lafões e Alto Paiva tem tido "impacto positivo"

2024-10-23 HaiPress

Esta associação tem como atividade principal a promoção do desenvolvimento local nos concelhos de Oliveira de Frades,São Pedro do Sul,Vila Nova de Paiva,Viseu e Vouzela,num total de 61 freguesias e 138.436 habitantes.

 

"O trabalho desenvolvido tem tido um impacto bastante positivo no desenvolvimento do território,tendo já implementando quatro períodos de programação de apoio comunitário",frisou João Paulo Gouveia.

Atualmente,a ADDLAP está "a preparar o lançamento do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) 2030",que,globalmente,prevê "2,8 milhões de despesa pública,que poderá mobilizar aproximadamente 6 milhões de euros de investimento",avançou.

Apesar de "todos os constrangimentos com que atualmente as associações de desenvolvimento local se têm vindo a confrontar,nomeadamente a redução do apoio financeiro em 50% face ao anterior quadro comunitário" - devido à supressão das verbas mobilizadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE) -,o responsável sublinhou a importância de "continuar a trabalhar pelo desenvolvimento dos territórios,do interior".

João Paulo Gouveia contou que,nestes 30 anos,a associação que preside se tem pautado "por ser uma instituição dinâmica e aberta a novos parceiros".

"Ao longo da sua existência,tem vindo a reforçar a parceria,de acordo com a evolução das necessidades demonstradas pelo território e pelas diferentes políticas,tendo atualmente 23 associados e 47 parceiros,num total de 70 entidades de méritos reconhecidos",enumerou.

Segundo o também vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu,devido à intervenção da ADDLAP,o território "já beneficiou de vários programas de apoio para pessoas,instituições,empresas e associações".

Em todo o seu território de intervenção podem ser encontrados "vários projetos que tiveram o apoio financeiro e técnico para a sua execução e para a criação e qualificação de postos de trabalho em diversas áreas que vão desde a agricultura,comércio,indústria,turismo,património,educação,animação e apoio social,entre outras",contou.

O responsável destacou as intervenções das autarquias no âmbito da valorização e recuperação do património das aldeias,de que são exemplo "apoios a ecomuseus e museus,percursos e rotas de interesse cultural e espaços de interesse natural,reabilitação de moinhos,estações de caminho-de-ferro e espigueiros,classificação e promoção turística das aldeias de Portugal".

"Na linha da cooperação e animação promove e divulga os territórios,os produtos endógenos,o tecido empresarial,o conhecimento,a inovação,reforçando a identidade e sustentabilidade local",acrescentou.

As comemorações do aniversário realizam-se na quarta-feira à tarde,na Quinta Chão de São Francisco,em São João de Lourosa,no concelho de Viseu.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Fim da obrigatoriedade das autoescolas: saiba o que muda e quando muda

Após 183 anos escondido, historiador encontra autorretrato de pintor em quadro da coroação de Dom Pedro II

De Fernando de Noronha a Gramado: saiba quais são os destinos turísticos no país mais cobiçados por brasileiros

Vaqueirinho, morto por leoa na PB, era paciente psiquiátrico e sonhava em ir para a África para cuidar de felinos

Cobrar taxa de visitantes é necessário 'às vezes' para 'combater turismo de massa', diz representante de ministério

Da COP30 a Lady Gaga: grandes eventos turbinam números do turismo e aquecem a economia do país

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap