Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Portugal e Espanha exploram futuro na economia e indústria do espaço

2024-10-23 HaiPress

Logo após a cimeira,que se realiza em Faro e tem como tema central a água,os chefes dos governos de Portugal e Espanha,Luís Montenegro e Pedro Sánchez,vão encerrar o Fórum Empresarial Luso-Espanhol,coorganizado pela CIP e pela maior confederação empresaria espanhola,a CEOE,na Universidade do Algarve.

 

O encontro,que contará com a participação de empresas dos dois países,discutirá temas como os desafios ibéricos e a competitividade da União Europeia,as prioridades da cooperação tecnológica e industrial entre os dois países,o mercado único de energia,as oportunidades na América Latina e África e o posicionamento de Portugal e Espanha no contexto do comércio internacional.

Outros temas em destaque serão a reindustrialização,e a indústria de defesa,contando com a participação também do ministro da Economia de Portugal,Pedro Reis,e do ministro da Indústria e Turismo de Espanha,Jordi Hereu.

Segundo o Governo português,na quinta-feira será assinada a Iberian Space Partnership -- já anunciada em setembro - entre a operadora portuguesa de satélites de observação da Terra (GEOSAT),com operações em Portugal e Espanha,o Centro de Engenharia e Desenvolvimento,e a empresa espanhola SATLANTIS,espacializada no fabrico de câmaras para satélites.

O objetivo será o lançamento de um satélite precursor para a Constelação Atlântica já em 2024 e o desenvolvimento de novos projetos em comum,com o gabinete do primeiro-ministro português a destacar que também nesta área se abre "um novo espaço de oportunidades" para o relacionamento bilateral.

Esta parceria ibérica visa desenvolver uma rede de satélites que vai permitir monitorizar as florestas e zonas costeiras e avaliar o impacto de desastres naturais na Península Ibérica.

Portugal e Espanha reúnem-se hoje em Faro para assinarem uma dezena de acordos sobretudo com destaque para a área da água e certificarem as boas relações bilaterais num momento em que os governos têm cores diferentes.

O primeiro-ministro português,o conservador Luís Montenegro,estreia-se como anfitrião de uma cimeira luso-espanhola e encontra-se em Faro,às 09:15,com o homólogo de Espanha,o socialista Pedro Sánchez.

Montenegro e Sánchez são recebidos com honras militares no Palácio Fialho e,depois da tradicional "fotografia de família",vão à Câmara Municipal de Faro receber as chaves da cidade,seguindo-se um encontro a dois,no Museu Municipal.

A comitiva portuguesa desta cimeira inclui 12 ministros e a espanhola 11 e,a par do encontro entre os dois primeiros-ministros,estão previstas 13 reuniões bilaterais,segundo a versão mais atualizada do programa.

Às 11:15 realiza-se a sessão plenária da 35.ª Cimeira Luso-espanhola,com a presença dos dois chefes de Governo e de todos os ministros,a que se segue,às 13:00,a assinatura de acordos e uma conferência de imprensa conjunta de Luís Montenegro e Pedro Sánchez.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap