Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Frente Comum espera milhares de trabalhadores na manifestação de sexta-feira

2024-10-25 HaiPress

O coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública disse esperar "milhares de trabalhadores" na manifestação nacional de sexta-feira e antecipa que os pré-avisos de greve emitidos tenham "um grande impacto" em diversos setores.

 

"Vamos ter milhares de trabalhadores em Lisboa",afirmou o coordenador da Frente Comum,em declarações à agência Lusa,acrescentando que espera uma elevada adesão de "diversos setores" do Estado.

Sebastião Santana indicou ainda que foram emitidos vários pré-avisos de greve "durante todo o dia" de sexta-feira,de modo a "permitir a deslocação de trabalhadores à manifestação".

Os setores mais afetados deverão ser a educação,a saúde e os serviços de atendimento ao público,nomeadamente os "serviços da Segurança Social e das finanças",precisou,em declarações à Lusa.

Em 27 de setembro,a Frente Comum anunciou uma manifestação nacional para 25 de outubro em Lisboa,que terá início às 15:00 horas na Praça do Marquês de Pombal,seguindo depois para a Assembleia da República,para exigir aumentos dos salários e pensões,a valorização das carreiras dos funcionários públicos e o reforço dos serviços públicos.

No caderno reivindicativo,a Frente Comum exige aumentos salariais de,pelo menos,15%,com um mínimo de 150 euros por trabalhador,a partir de janeiro de 2025.

Além disso,a Frente Comum,afeta à CGTP,exige também um aumento intercalar das remunerações,com o intuito de "repor o poder de compra perdido",e quer que o subsídio de alimentação seja aumentado para 10,50 euros,segundo o texto final da proposta reivindicativa para 2025,aprovado no final de setembro.

A proposta da Frente Comum prevê um aumento do salário mínimo na administração pública para 1.000 euros,a partir de janeiro.

Esta proposta de atualização salarial da Frente Comum é superior ao valor que o Governo propôs aos sindicatos da Administração Pública,que pressupõe que a base remuneratória da administração pública suba para 875 euros em 2025.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Prefeito de BH apresenta melhora e fará teste de extubação, diz boletim médico

Walter Salles fala sobre disputa do Globo de Ouro: 'um ano muito mais competitivo do que o de 'Central do Brasil''

Investindo com fé: como um fundo de US$ 24 bilhões quer dar marca religiosa à gestão de empresas nos EUA

Fies terá 56 mil vagas 100% financiadas para pessoas de baixa renda

Confrontos entre curdos e pró-turcos na Síria deixaram mais de 100 combatentes mortos nos últimos dois dias, diz ONG

Jovem baleada pela PRF consegue mexer braços e pernas, está lúcida e obedece a comandos, diz hospital

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap