Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

STCP avança com testes no canal do metrobus do Porto na próxima semana

2024-10-25 HaiPress

"No seguimento do relatório e das questões levantadas pelo Grupo de Trabalho para Acompanhamento do Investimento de Transporte Público (GT-AITP),a STCP avançará na próxima semana com a realização de testes operacionais da Linha 203 no canal do BRT (Bus Rapid Transit)",pode ler-se numa resposta da STCP à Lusa.

 

Os testes "serão efetuados com dois autocarros standard elétricos da STCP,que farão os percursos Praça do Império/Rotunda da Boavista e Rotunda da Boavista/Praça do Império (parcialmente coincidentes com o trajeto da Linha 203),utilizando o canal existente na Avenida da Boavista,de modo a testar as condições de circulação e operação",refere a empresa.

"O objetivo é responder às questões levantadas pelo GT-AITP sobre os potenciais ganhos de tempo de circulação face à situação atual da Linha 203,bem como o possível aumento de frequência nesta linha",segundo a STCP.

Num relatório conhecido no dia 10 de outubro,o grupo de trabalho questionou a STCP se a solução de utilizar a linha 203 (Marquês-Castelo do Queijo) pelo canal do metrobus enquanto não chegam os veículos a hidrogénio se traduz "em ganhos de tempo de circulação relativamente à atual situação",e quanto será esse tempo.

É também questionado se esses eventuais ganhos de tempo "permitem aumentar,com o mesmo número de autocarros,a frequência desta linha relativamente à que atualmente existe",bem como qual o número de utentes da 203 que utilizam as paragens que poderão ser suprimidas caso o serviço siga pelo canal do metrobus,e quais as distâncias a percorrer até à estação de metrobus mais próximas.

Hoje,a STCP ressalva que a eventual passagem da linha 203 pelo canal do metrobus "será sempre uma medida provisória,que visa otimizar a utilização das infraestruturas existentes até à entrega,por parte da Metro do Porto,dos veículos que possibilitarão a operação do metrobus".

"Estes testes serão feitos em articulação com a Câmara Municipal do Porto e com a Metro do Porto",conclui a resposta da STCP à Lusa.

No dia 05 de setembro,a Câmara do Porto e a STCP sugeriram a utilização provisória do canal do metrobus da Avenida da Boavista pela linha 203 até à chegada dos autocarros a hidrogénio.

Numa carta enviada ao presidente da Metro do Porto,Tiago Braga,o presidente da Câmara do Porto,Rui Moreira,incluiu um ofício enviado pela presidente da STCP,Cristina Pimentel,em que referia que a linha 203 será "a mais adequada para poder utilizar o corredor central da Avenida da Boavista,a partir da Marechal Gomes da Costa até à Casa da Música/Rotunda da Boavista".

"Como vantagens para esta solução podemos desde já identificar o aproveitamento do potencial aumento de velocidade comercial que se perspetiva pelo facto de passarmos a dispor,no troço em causa,de um canal dedicado e exclusivo,com prioridade semafórica",refere a líder da STCP.

Porém,como desvantagens nesta possível operação da 203 haverá a perda de duas paragens no sentido ida (António Cardoso e Foco) e três no sentido volta (Marechal Gomes da Costa,Foco e António Cardoso).

O metrobus do Porto será um serviço de autocarros a hidrogénio que ligará a Casa da Música à Praça do Império (obra quase concluída) e à Anémona (na segunda fase) em 12 e 17 minutos,respetivamente.

Os veículos definitivos do serviço custaram 29,5 milhões de euros. Já a empreitada do metrobus custa cerca de 76 milhões de euros.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap