Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Funcionários públicos protestam hoje em Lisboa contra o empobrecimento

2024-10-25 HaiPress

Sob o mote "Parar o empobrecimento: aumentar salários e pensões,valorizar carreiras,reforçar os serviços públicos",a manifestação nacional foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e abrange a administração central,regional e local.

 

O protesto terá início pelas 15h00 horas na Praça do Marquês de Pombal,em Lisboa,seguindo depois para a Assembleia da República.

A par da manifestação foram emitidos pré-avisos de greve "durante todo o dia",de modo a "permitir a deslocação de trabalhadores à manifestação",indicou o coordenador da Frente Comum,em declarações à agência Lusa.

À Lusa,Sebastião Santana disse esperar "milhares de trabalhadores" na manifestação e antecipa que a educação,a saúde e os serviços de atendimento ao público,nomeadamente os serviços da Segurança Social e das finanças serão os mais afetados.

No caderno reivindicativo,a Frente Comum exige aumentos salariais de,pelo menos,15%,com um mínimo de 150 euros por trabalhador,a partir de janeiro de 2025.

Além disso,a Frente Comum,afeta à CGTP,exige também um aumento intercalar das remunerações,com o intuito de "repor o poder de compra perdido",e quer que o subsídio de alimentação seja aumentado para 10,50 euros,segundo o texto final da proposta reivindicativa para 2025,aprovado no final de setembro.

A proposta da Frente Comum prevê um aumento do salário mínimo na administração pública para 1.000 euros,a partir de janeiro.

Esta proposta de atualização salarial da Frente Comum é superior ao valor que o Governo propôs aos sindicatos da Administração Pública,que pressupõe que a base remuneratória da administração pública suba para 875 euros em 2025.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap