Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Agricultores contra cortes no Alqueva para quem exceder limites de rega

2024-10-29 HaiPress

"Não estamos de acordo com esse procedimento,pois achamos que estas questões são muito delicadas e têm de ser ponderadas e discutidas com os agricultores",disse hoje à agência Lusa o presidente da ACOS,Rui Garrido.

 

Em causa está a decisão,por parte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA),de cortar água aos agricultores que tenham excedido os limites da dotação atribuída para o ano agrícola em curso.

Segundo noticiou o jornal Público,na passada semana,já foram enviados pela EDIA 27 ofícios com aviso de "incumprimento" das dotações de rega estabelecidas,o que tem motivado contestação por parte dos agricultores.

Esta situação levou a ACOS a enviar,a 11 de setembro,uma missiva,por correio eletrónico,ao ministro da Agricultura,José Manuel Fernandes,a "discordar de tal procedimento",depois de o ter feito "pessoalmente".

Nesse e-mail,explicou a ACOS,foi dado o exemplo de "algumas associações de regantes geridas pelos agricultores,como é o caso da Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas",no concelho de Ferreira do Alentejo,"que tratam esta situação de carência de água para rega sem recorrerem a cortes radicais,conforme decisões tomadas em assembleias-gerais de regantes".

Segundo Rui Garrido,Odivelas "é um perímetro gerido pelos agricultores,que,nas suas assembleias,discutem os problemas e veem como enfrentar esta questão".

"É um procedimento diferente de receber uma carta,em que se comunica que já ultrapassou a dotação que estava preestabelecida e que lhe vão cortar a água",acrescentou.

O presidente da ACOS disse ainda que,"já no ano passado",a associação chamou "a atenção" para este mesmo assunto.

"Mas,pelos vistos,não ganhámos nada,portanto o assunto tem agora de ser falado a outro nível",notou.

Por se tratar de "um assunto muito sensível,que pode ter repercussões económicas graves e que carece de adequada ponderação,esperamos discuti-lo com o ministro da Agricultura numa próxima reunião que já foi solicitada",argumentou o presidente da ACOS.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap