Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo: Garantia pública para jovens fica operacional até final do ano

2024-10-29 HaiPress

"Há jovens que estão à espera da concretização da garantia,está já regulamentada e até ao final do ano os jovens poderão fazer escrituras com garantia pública,medida que em Espanha tem corrido bastante bem",garantiu o ministro,na audição no âmbito do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

 

Joaquim Miranda Sarmento salientou que a medida "vai estar operacional até ao final do ano,os bancos estão muito recetivos a ela,foi feito um trabalho relevante com a Associação Portuguesa de Bancos (APB) e com o Banco de Portugal,e estamos confiantes de que vai ajudar muitos jovens a comprar casa",conjugada com a isenção de IMT e imposto de selo.

A medida entrará,então,em vigor "nos últimos dias de dezembro",sendo que o decreto-lei foi publicado,já há regulamentos e "os bancos têm agora 60 dias para implementar,que terminam no final de dezembro".

O ministro destacou ainda que a garantia pública "só terá impacto orçamental se houver incumprimento",recordando que "mesmo nos piores anos da crise,os níveis de incumprimento foram próximos de zero". Assim,apontou que o Eurostat,no próximo ano,"dificilmente vai considerar algum valor nas contas nacionais",nos cálculos sobre as contas públicas.

Já no que diz respeito à isenção de IMT e imposto de selo,Miranda Sarmento adiantou que já há seis mil jovens beneficiários,o que "mostra também que,naturalmente,alguns jovens tomaram a decisão de compra à espera do benefício".

A garantia pública para crédito à habitação para a primeira casa de jovens entre os 18 e os 35 anos permitirá ao Estado garantir,enquanto fiador,até 15% do valor da transação,estando abrangidas compras até 450 mil euros e jovens que não obtenham rendimentos superiores ao do oitavo escalão do IRS (81.199 euros de rendimento coletável anual).

Já no que diz respeito à área fiscal,as pessoas até aos 35 anos têm isenção do IMT e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente,sendo aquela isenção total para imóveis até 316.772 euros (4.º escalão do imposto) e parcial entre este valor e os 633.453 euros (parcela em que se aplica a taxa de 8% correspondente a este escalão). Estes intervalos vão ser atualizados em 2025,segundo a proposta do OE2025.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap