Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Presidente da Fosun perde 20 lugares na lista dos multimilionários chineses

2024-10-29 HaiPress

A lista,elaborada pela Hurun Report Inc,unidade de investigação sediada em Xangai e considerada a Forbes chinesa,avalia a fortuna de Guo em quatro mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros).

 

A Fosun,que soma uma dívida equivalente a cerca de 30,5 mil milhões de euros,desfez-se já de milhares de milhões de euros em ativos nos últimos anos,à medida que enfrenta crescentes dificuldades de financiamento nos mercados chinês e internacional.

O valor das ações da Fosun International Limited,a principal unidade do grupo cotada na Bolsa de Valores de Hong Kong,caiu mais de 5% nos últimos 12 meses.

Um dos maiores conglomerados do setor privado da China,o grupo comprometeu-se este ano a acelerar a venda de ativos não essenciais,para reduzir o seu endividamento,e concentrar-se nos ativos que geram mais receitas.

A Fosun realizou,nos últimos dez anos,uma série de aquisições além-fronteiras,adquirindo em Portugal a seguradora Fidelidade,uma participação de quase 30% no banco Millennium BCP e mais de 5% da REN - Redes Energéticas Nacionais.

O grupo pretende agora reduzir a sua dívida em 10 mil milhões de yuan (1,27 mil milhões de euros) por ano,nos próximos dois a três anos,e melhorar o seu perfil financeiro,anunciou em março o vice-presidente Wang Qunbin,durante a apresentação do relatório de contas.

"Vamos abandonar alguns negócios não essenciais,concentrando-nos em ativos que são sustentáveis e previsíveis",disse Wang. "A Fosun planeia transformar-se numa empresa mais [financeiramente saudável] e sustentável",apontou.

O relatório da Hurun revelou um cenário económico mais desafiador para os multimilionários chineses: apenas 1.094 empresários ultrapassaram os 5 mil milhões de yuan (648 milhões de euros) em riqueza pessoal,uma queda de 12%,em relação a 2023.

A riqueza total dos empresários incluídos nesta lista diminuiu 10%,para 21 biliões de yuan (2,7 biliões de euros).

No topo da lista surge pela primeira vez Zhang Yiming,fundador da ByteDance,empresa-mãe da aplicação de partilha de vídeos TikTok,com uma fortuna avaliada em 350 mil milhões de yuan (45,36 mil milhões de euros).

O "rei da água engarrafada",Zhong Shanshan,com uma fortuna de 340 mil milhões de yuan (44,07 milhões de euros),cedeu o primeiro degrau do pódio dos multimilionários chineses,depois de quatro anos no topo da lista.

Em terceiro lugar está Ma Huateng,fundador da empresa de videojogos e redes Tencent,com 315 mil milhões de yuans (40,8 mil milhões de euros),após um aumento de 13% da sua riqueza.

Huang Zheng,fundador da Pinduoduo,o gigante chinês do comércio eletrónico e operador da aplicação internacional Temu,caiu para o quarto lugar,com 245 mil milhões de yuan (31,75 mil milhões de euros),afetado por uma diminuição de 9% do seu património.

Por cidades,Pequim,Xangai e Shenzhen têm o maior número de empresários na lista,com 115,112 e 108,respetivamente.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap