Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Greve da CP suspensa. Empresa e Governo chegaram a acordo

2024-10-31 HaiPress

A CP -- Comboio de Portugal chegou a acordo com o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) após "um período negocial que permitiu chegar a um consenso",divulgou hoje,em comunicado enviado à agência Lusa,o ministério tutelado por Miguel Pinto Luz.

 

"Em resultado destas negociações,o referido sindicato comprometeu-se a suspender,com efeitos imediatos,a greve que teria forte impacto na circulação de comboios e na vida dos cidadãos",pode ler-se.

Miguel Pinto Luz congratulou-se com o entendimento que permite terminar com a greve e ainda "com o benefício alcançado para os utilizadores da CP e para a paz social da empresa",de acordo com a nota do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Num outro comunicado,enviado hoje à Lusa,a CP confirmou o acordo e agradeceu a "postura de diálogo e entendimento demonstrado ao longo das negociações" pelo SFRCI.

"A cooperação foi fundamental para alcançar este consenso,que promove o bem-estar dos trabalhadores e a eficiência da empresa",referiu a empresa.

A CP reafirmou o compromisso em "continuar a trabalhar em conjunto (...) para assegurar um ambiente de trabalho justo e motivador,sem pôr em causa a sustentabilidade da empresa e o serviço prestado aos nossos passageiros".

Os revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP tinham dado início na quinta-feira passada a uma greve,com a transportadora a antecipar perturbações na operação,sobretudo em 31 de outubro,dia em que decorreria uma paralisação total.

Segundo o SFRCI,que representa os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP,a greve era motivada pelo "incumprimento do acordo" assinado em julho do ano passado com a operadora.

O sindicato tinha referido que o acordo prevê passar um "prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base",algo que traria vantagens aos trabalhadores.

Defendia também um maior equilíbrio face às remunerações dos maquinistas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cemitérios do Reino Unido se tornam refúgios para espécies raras de animais, revela instituto de conservação

Com preços do aluguel em alta, veja dicas de como renegociar o contrato e aliviar o bolso

Na metade do mandato, Lula cumpriu menos de um terço da meta de leilões de rodovias

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas, dizem especialistas

Zona cinzenta: após temporada gloriosa, Botafogo vive indefinições que travam planejamento para 2025

Veja quais são as 7 primeiras empresas do Brasil a ganhar certificado por promover equidade racial

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap