Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bruegel aconselha Albuquerque a priorizar mercado único e União Bancária

2024-10-31 HaiPress

Num relatório publicado hoje,o 'think thank' de reflexão económica sediado em Bruxelas refere que estas duas medidas são necessárias para "avançar com a transição em andamento de 27 sistemas financeiros nacionais para um único sistema financeiro europeu".

 

O economista Nicolas Verón,autor do documento,defende que,a curto prazo,Maria Luís Albuquerque,indicada para a pasta de Serviços Financeiros e para a União da Poupança e dos Investimentos,deve focar-se na integração da supervisão do mercado de capitais,ou seja,a centralização da supervisão financeira destes mercados na União Europeia.

"A supervisão dos mercados de capitais é a única área da União de Mercados de Capitais (CMU,na sigla inglesa) na qual uma reforma transformadora é exequível e deve ser priorizada. Uma reforma da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) foi tentada sem sucesso pela Comissão Juncker,mas um esforço renovado agora seria mais promissor",defende Verón.

Citando a presidente do Banco Central Europeu,Christine Lagarde,os autores do relatório apontam para a criação de uma "SEC Europeia" - isto é,inspirado no modelo americano da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos - que transforme a ESMA numa "supervisora independente,eficaz e consciente do mercado".

"A melhor conceção seria aquela em que a ESMA reformada fosse a única autoridade de supervisão das áreas dos mercados para as quais está habilitada,evitando as armadilhas de uma centralização excessiva",ressalva o instituto.

O Bruegel refere que "uma vez que a supervisão molda os mercados",a sua "integração numa única organização poderia ter um impacto catalisador na dinâmica da integração de mercados à escala europeia" e "representaria igualmente uma simplificação importante em comparação com a atual confusão de centros de decisão concorrentes".

O relatório aponta ainda a conclusão da União Bancária como uma medida "ainda mais importante do que a integração da supervisão do mercado de capitais". Porém,a "conclusão parece mais difícil de ser alcançada rapidamente" e sugere ao executivo europeu que "reformule o calendário" para a atingir de forma mais célere.

O relatório alerta Maria Luís Albuquerque para a resistência demonstrada por países como Itália ou Alemanha para ceder em "itens-chave" para a conclusão da União Bancária,como o seguro de europeu de depósitos,no caso alemão,e o tratamento regulatório de dívidas soberanas,no caso italiano.

O economista Nicolas Verón critica ainda a atual proposta da Comissão Europeia para gestão de crises bancárias,frisando que o quadro de gestão de crises e garantia de depósitos (CMDI,na sigla inglesa) atual enfrenta dificuldades de implementação.

Em matéria de sustentabilidade,este relatório recomenda que seja revista a taxonomia verde da UE (o sistema de classificação que estabelece a lista de atividades ambientalmente sustentáveis),alinhando a política financeira com a política climática.

Maria Luís Albuquerque será ouvida no Parlamento Europeu (PE) na manhã do dia 06 de novembro em Bruxelas.

Cabe à assembleia europeia decidir se aprova ou não o nome de Maria Luís Albuquerque e do restante colégio de comissários proposto e liderado por Ursula von der Leyen,que irá cumprir um novo mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia.

Aos 57 anos,a antiga governante portuguesa é uma das 11 mulheres entre 27 nomes (uma quota de 40% para mulheres e de 60% de homens) do próximo executivo comunitário de Von der Leyen,agora sujeito a aval parlamentar,que tem como principal missão a competitividade económica comunitária.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap