Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Executivo angolano prevê inflação de 16,6% para 2025 na proposta de OGE

2024-11-01 HaiPress

Segundo o documento que acompanha a proposta,o Orçamento Geral do Estado (OGE) foi preparado com base num crescimento de 4,14% do PIB (5,1% para o setor não petrolífero) e uma taxa de inflação de 16,6%,quase 7 pontos percentuais abaixo da taxa de 23,4% prevista para 2024 e inferior às previsões do Fundo Monetário Internacional (21,3%).

 

O OGE avaliado em 34,63 biliões de kwanzas (cerca de 35 mil milhões de euros) prevê um elevado serviço da dívida que vai absorver quase 50% da despesa orçamental,num total de 16,5 biliões de kwanzas (cerca de 17 mil milhões de euros),sendo que 12,45 biliões de kwanzas destinam-se ao reembolso da dívida.

O setor social concentra a segunda maior fatia orçamental com um peso aproximado de 21% (7,5 biliões de kwanzas ou 7,5 mil milhões de euros),seguindo-se os serviços públicos gerais com pouco mais de 11% (4 biliões de kwanzas,4 mil milhões de euros),o setor económico com quase 8% (2,8 biliões de kwanzas ou quase 3 mil milhões de euros) e por fim,a defesa,segurança e ordem pública com 2,7 biliões de kwanzas (2,7 mil milhões de euros).

Entre as prioridades do OGE estão a melhoria dos rendimentos,com aumento dos salários base da função pública em 25%,a segurança alimentar,com uma linha de crédito de apoio ao fomento do setor agropecuário e reforço do programa de merenda escolar e robustez das finanças públicas.

Neste âmbito,o executivo angolano pretende rever a Lei-Quadro do Orçamento Geral do Estado,a Lei da Sustentabilidade das Finanças Públicas e a Lei do Setor Empresarial Público,acompanhada da criação de uma Sociedade Gestora de Participações Sociais para exercer funções de Estado acionista das empresas com orientação comercial.

Prevê-se um défice fiscal de 1,65% do PIB e um superavit primário de 3,23% do PIB.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap