Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Trabalhadores da Boeing em Seattle vão votar acordo para acabar com greve

2024-11-01 HaiPress

A última oferta da Boeing aumentaria os salários em 38% em quatro anos,ou um aumento composto de cerca de 43%,disse na quinta-feira a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAM,na sigla em inglês).

 

O sindicato indicou no seu portal que iria recomendar aos trabalhadores da Boeing que aceitem o acordo. Uma maioria simples bastaria para ratificar o contrato coletivo.

Na semana passada,64% dos membros da secção da IAM em Seattle,nordeste dos Estados Unidos,rejeitaram uma proposta que teria aumentado os salários em 35% ao longo de quatro anos.

Cerca de 33 mil membros do IAM nas duas principais fábricas da Boeing estão em greve há sete semanas,interrompendo a produção da maioria dos aviões,incluindo a aeronave mais popular da empresa,o 737 Max.

A greve começou a 13 de setembro,quando mais de 94% dos trabalhadores rejeitaram uma oferta de aumento salarial de 25% ao longo de quatro anos.

O sindicato exigia originalmente aumentos de 40% ao longo de três anos e o regresso às pensões originais,que foram congeladas para os trabalhadores atuais e não estendidas aos contratados após janeiro de 2014.

Na terça-feira,a Boeing anunciou a angariação de cerca de 21 mil milhões de dólares (cerca de 19,4 mil milhões de euros) com a venda de ações,visando aumentar o capital social para reforçar a sua tesouraria.

A operação de reforço do capital ocorre numa altura em que a empresa teve o pior prejuízo trimestral em quatro anos,superior a seis mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros),num contexto de repetidos "acidentes e incidentes" com os seus aviões,e em que necessita reforçar o balanço financeiro à medida que procura evitar uma descida do seu 'rating' para "lixo",esclareceu a agência de notícias financeira Bloomberg,citando um comunicado da multinacional.

O fabricante de aviões norte-americano vendeu 112,5 milhões de ações ordinárias por 143 dólares (131 euros) cada.

A Boeing também vendeu cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) em certificados de depósito.

Nas últimas semanas,o grupo anunciou medidas para preservar a tesouraria,incluindo planos para cortar cerca de 10% da força de trabalho mundial (171 mil funcionários em 2023,isto é,17 mil empregos).

A empresa está também a considerar vender as suas atividades no domínio aerospacial para reorientar a estratégia do grupo e reforçar a posição financeira.

A Boeing já se encontrava numa difícil situação causada pelos acidentes com o 737 MAX8 em 2018 e 2019,que mataram 346 pessoas,e a pandemia de covid-19.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cemitérios do Reino Unido se tornam refúgios para espécies raras de animais, revela instituto de conservação

Com preços do aluguel em alta, veja dicas de como renegociar o contrato e aliviar o bolso

Na metade do mandato, Lula cumpriu menos de um terço da meta de leilões de rodovias

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas, dizem especialistas

Zona cinzenta: após temporada gloriosa, Botafogo vive indefinições que travam planejamento para 2025

Veja quais são as 7 primeiras empresas do Brasil a ganhar certificado por promover equidade racial

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap