Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Com entrega dos chafarizes, projeto de revitalização dos jardins do Museu da República chega ao fim

2024-11-04 HaiPress

Restauração do “Chafariz dos Leões” foi feita por equipe de 22 profissionais — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/11/2024 - 19:04

RevivaRio Museu da República: Revitalização Completa com Apoio da Equinor

Projeto RevivaRio Museu da República finaliza revitalização com entrega dos chafarizes e restauração de portões. Intervenções incluem novo parquinho,sinalização trilíngue e apoio da Equinor. Restauração minuciosa dos monumentos e portões preserva a história e promove acesso à cultura. Cerimônia de entrega terá apresentações musicais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Após um trabalho de restauro e intervenções que duraram cinco meses,os chafarizes Nascimento de Vênus e Chafariz dos Leões,duas das belas obras que compõem o jardim do Museu da República,no Catete,serão entregues religados ao público nesta terça-feira (5),a partir das 15h. Além dos monumentos,dois portões de ferro restaurados voltarão a funcionar neste dia.

Cavaquinha: aberta a temporada da versão mais acessível da lagostaCanastra: fundado por três franceses,grupo faz 10 anos e planeja abrir mais um restaurante

A revitalização é fruto de uma parceria da Equinor,empresa global de energia com sede na Noruega,por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura,com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC),através do projeto RevivaRio Museu da República,responsável pelas intervenções.

— Contribuir para a revitalização do museu é uma forma de colocar em prática o nosso propósito de sempre buscar o melhor para a sociedade,investindo no patrimônio cultural do país e promovendo o acesso à cultura e à educação — diz Veronica Coelho,presidente da Equinor no Brasil.

O jardim ganhou sinalização trilíngue (português,inglês e espanhol) e novo parquinho,com três brinquedos de madeira de reflorestamento e reforma do já existente. No local foram instalados dois conjuntos de mesa com quatro banquinhos de madeira. As obras do projeto RevivaRio Museu da República contaram com o apoio do museu e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

"Nascimento de Vênus": limpeza geral,preenchimento de trincas e fissuras e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas — Foto: Divulgação

— O retorno do fluxo das águas nos chafarizes e a reabertura dos portões,possibilitando o livre acesso dos visitantes ao jardim,fazem parte de um movimento de acolhimento,permitindo que o jardim histórico se integre ainda mais à vida da cidade e ao cotidiano das pessoas— ressalta a diretora da instituição,Ana Cecília Lima Sant’Ana.

A restauração dos chafarizes e dos portões contou com uma equipe de 22 profissionais,liderada pelo arquiteto Márcio de Castro. As intervenções envolveram etapas como limpeza geral,preenchimento de trincas e fissuras com argamassa específica e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas,incluindo a instalação de nova bomba.

Além da remoção das pichações,os dois portões — um voltado para a Rua Silveira Martins e o outro para a Rua do Catete — tiveram detalhes originais,perdidos ao longo do tempo,devolvidos à sua estrutura. Entre outras etapas,o processo incluiu a revisão das ferragens e do sistema de fixação dos portões,colocando-os em pleno funcionamento,e a reposição de elementos ornamentais faltantes. A restauração dos muros foi realizada de forma cuidadosa para garantir que a estrutura original fosse preservada.

— Foi gratificante entregar mais um projeto com o objetivo de resguardar a História do Brasil. A preservação de monumentos históricos é fundamental para que as futuras gerações possam conhecer o passado e preservar a nossa identidade cultural — diz Heitor Wegmann Jr.,cofundador do ICCC.

A cerimônia de entrega contará com a apresentação da Camerata Laranjeiras e do coral formado por funcionários da Equinor.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cemitérios do Reino Unido se tornam refúgios para espécies raras de animais, revela instituto de conservação

Com preços do aluguel em alta, veja dicas de como renegociar o contrato e aliviar o bolso

Na metade do mandato, Lula cumpriu menos de um terço da meta de leilões de rodovias

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas, dizem especialistas

Zona cinzenta: após temporada gloriosa, Botafogo vive indefinições que travam planejamento para 2025

Veja quais são as 7 primeiras empresas do Brasil a ganhar certificado por promover equidade racial

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap