De acordo com dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP),este indicador baixou 1.484 milhões de euros face a agosto e 6.624 milhões de euros em relação a setembro de 2023 -- ou seja,menos 2,4%.
A descida em cadeia refletiu sobretudo,segundo o banco central,"a redução dos títulos de dívida (-1.300 milhões de euros) e dos empréstimos (200 milhões de euros).
Por representar o final de um trimestre,o BdP divulga ainda a percentagem correspondente da dívida pública ao Produto Interno Bruto (PIB).
No final do terceiro trimestre,a dívida pública totalizava 97,4% do PIB,representando uma redução de 3,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior e que compara com 106,3% do PIB há um ano.
Ainda de acordo com o banco central,os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram em setembro 19,9 mil milhões de euros,o correspondente a um aumento de 3,8 mil milhões de euros face a agosto.
Sem esses depósitos,a dívida pública diminuiu 5,3 mil milhões de euros,para 252.224 milhões de euros.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap