Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bases do Segurança Presente são instaladas para reforçar policiamento no G20

2024-11-11 HaiPress

Segurança Presente na entrada do Museu de Arte Moderna (MAM) — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/11/2024 - 12:56

"Novas bases do Segurança Presente reforçam segurança no Rio para o G20"

Seis novas bases do Segurança Presente são instaladas no Centro e Zona Sul do Rio para reforçar a segurança durante o G20. Além de equipamentos modernos,como câmeras de reconhecimento facial e drones,as unidades terão funcionamento permanente após o evento. As Forças Armadas também participarão da operação de segurança,cobrindo áreas estratégicas da cidade. Medidas de reordenamento do trânsito e investimentos em infraestrutura foram realizados para receber a cúpula.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A poucos dias da reunião dos chefes de Estado para a Cúpula do G20,o clima na cidade do Rio é de arrumação de casa. Limpeza,resquícios do canteiro de obras e policiamento reforçado é um pouco do que se vê no entorno do Museu de Arte Moderna (MAM),neste domingo. O museu vai receber o principal fórum de discussões sore a economia mundial,com delegações dos 19 países mais ricos e organizações internacionais convidadas,além da União Europeia e da União Africana. Equipes do Segurança Presente já começam a se posicionar em seis novos pontos,anunciados pelo Governo do Estado no último dia 1º.

Preparativos: Museu de Arte Moderna do Rio reabre para receber cúpula do G20 após período de reformaG20 no Rio: Saiba que dias serão decretados feriados na cidade

As restrições de acesso do público já começaram na entrada da passarela do MAM,que está com o perímetro cercado por grades e agora com agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Mesmo com avisos de interdição e circulação proibida,ainda é possível ver pessoas passeando de bicicleta dentro da área fechada do museu.

Base do Segurança Presente no MAM — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Além da Avenida Beira Mar,perto do MAM Rio,há bases na Cinelândia,Lapa,Boulevard Olímpico,Copacabana e Praça Muhhamad Ali (AquaRio). O horário de funcionamento é das 8h às 22h,com 350 agentes,cinco vans,26 viaturas operacionais,49 motos e 15 bicicletas. Segundo o governador Cláudio Castro,após o G20 as bases seguirão instaladas na área para o policiamento diário,tornando-se permanentes.

– Com essas novas bases,serão 48 unidades do Segurança Presente no Estado – afirma o governador.

Em toda a capital: Rio terá operação de Garantia da Lei e da Ordem durante reunião da cúpula do G20

O entorno do MAM também passou por um plano de reordenamento do trânsito. A Rua Jardel Jércolis,que servia como principal acesso de carro para a casa de shows Vivo Rio e para o próprio museu,foi parcialmente transformada em rua de pedestres e ciclistas. As obras custaram R$ 32 milhões.

O espaço ocupado por vagas clandestinas,exploradas por flanelinhas na área próxima ao Vivo Rio,foi extinto,mas o estacionamento do museu segue aberto. Com as mudanças no trânsito,a entrada e a saída de carros passam a ser pela faixa do Aterro.

Reforço na segurança: Forças Armadas vão atuar no MAM,em vias expressas e locais de hospedagem durante o do G20 no Rio

Conheça as mudanças — Foto: Editoria de Arte

A partir de quinta-feira,os militares do Exército,da Marinha e da Aeronáutica vão atuar em várias regiões da cidade,como parte do reforço na segurança. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO),assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado na última sexta-feira,será válido entre os dias 14 e 21 de novembro e cobrirá áreas específicas da cidade.

A operação será no perímetro externo de segurança,incluídas as águas jurisdicionais dos limites:

do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro;da Marina da Glória;do Monumento a Estácio de Sá; edos locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado.

As Forças Armadas também vão atuar nas vias de ida e volta das comitivas,entre os locais de hospedagem e o Museu de Arte Moderna,compreendidas as vias da Zona Sul e da Zona Oeste utilizadas no percurso.

Verticalização: Rio é a cidade do país com mais apartamentos em favelas,segundo Censo 2022

Também haverá atuação nas vias de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem,incluindo na Linha Vermelha,na Linha Vermelha e das demais vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso.

Os militares também ficarão no Galeão,incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros,a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão,desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha,e da Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela.

Militares da Marinha também farão operações no mar. A atuação poderá incluir,conforme a necessidade para a operação,áreas adjacentes,incluídos os acessos,as passarelas,os locais no entorno das vias e o espaço aéreo de interesse operacional.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap