Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

"Muitas empresas" pagam mais a homens que a mulheres nas mesmas funções

2024-11-14 HaiPress

Na véspera do Dia Nacional da Igualdade Salarial,que se assinala a 14 de novembro,a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da CGTP-IN realçou,em comunicado,que "a lei existe,mas não é respeitada por muitas empresas e serviços que preferem manter uma cultura de discriminação ao pagar salários diferentes a homens e mulheres que desempenham funções profissionais equivalentes".

 

A confederação destacou que,segundo os dados oficiais,a remuneração base média das mulheres é inferior à dos homens em mais de 13%.

Já quando se compara o ganho médio mensal (remuneração base,prémios e subsídios regulares) a diferença ultrapassa os 16%.

"A subvalorização do trabalho das mulheres e a discriminação salarial refletem-se no baixo valor das pensões de reforma,perpetuando as desigualdades e o empobrecimento ao longo da vida",alertou aquela estrutura.

Segundo a CIMH/CGTP-IN,ainda persistem os baixos salários nas atividades e profissões maioritariamente desempenhadas por mulheres,bem como as desigualdades de tratamento e de oportunidades no acesso e na evolução da carreira profissional e as discriminações com origem em estereótipos,incluindo os relacionados com a maternidade.

"A precariedade generaliza-se,com salários inferiores,afetando,particularmente as jovens trabalhadoras",vincou.

Como "parte insubstituível da solução",a CIMH/CGTP-IN defende que os sindicatos garantam o acesso integral aos Relatórios Únicos (no setor privado) e aos Quadros de Pessoal (na Administração Pública),que possibilitem a intervenção com base no conhecimento global das remunerações praticadas.

"Os salários têm de deixar de ser um segredo bem guardado que perpetua a discriminação,particularmente quando se caminha em direção à transposição,até 2026,da Diretiva Europeia sobre Transparência Salarial",apontou.

Leia Também: CGTP insiste no aumento do salário mínimo para 1.000 euros em 2025

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap