Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bancos cabo-verdianos anteveem aumento da procura de crédito

2024-11-15 HaiPress

Os bancos antecipam "um ligeiro aumento da procura de crédito pelas empresas e pelos particulares",lê-se no relatório do último Inquérito ao Mercado de Crédito a que a Lusa teve hoje acesso.

 

A indicação acerca do período entre julho e setembro é feita com base no panorama dos meses anteriores.

O relatório indica que,no segundo trimestre,houve "um aumento considerável da procura de crédito por parte das empresas".

Um aumento justificado pela "maior necessidade de financiamento para cobertura de existências e de fundo de maneio e para investimento",assim como pelo "menor recurso a fontes de financiamento alternativas,em particular,à geração interna de fundos".

Ao nível particular,houve uma "ligeira redução" do crédito,sobretudo para aquisição de habitação,mas o crédito ao consumo aumentou.

Em termos gerais,os critérios de aprovação de empréstimos "tornaram-se ligeiramente menos restritivos" e os termos e condições de aprovação ('spreads',taxas de juro,comissões,garantias exigidas,entre outros) foram também aliviados para particulares,no segundo trimestre.

"As expetativas mais favoráveis quanto à atividade económica em geral e a setores de atividade específicos",assim como "as pressões exercidas pela concorrência de outras instituições bancárias,justificaram a ligeira redução da restritividade dos critérios de aprovação",lê-se no documento.

O inquérito qualitativo ao mercado de crédito tem como objetivo avaliar os critérios,termos e condições da oferta de crédito e é realizado trimestralmente auscultando a opinião de seis bancos do arquipélago.

Segundo os dados estatísticos do Banco de Cabo Verde (BCV),o crédito do setor bancário ao setor privado tem aumentado todos os anos,ascendendo a 141 mil milhões de escudos (1,2 mil milhões de euros) em agosto deste ano.

O Gabinete de Supervisão Macroprudencial e de Resolução do BCV referiu no início deste mês que há um aumento do 'stock' de créditos vencidos e em risco,sugerindo uma "deterioração da qualidade da carteira",com o rácio de 'non performing loans' (NPL) a atingir,em junho de 2024 o nível de 10,5%.

"Pela deterioração da qualidade da carteira do setor responde um conjunto restrito de clientes,não sendo a evolução transversal ao sistema bancário",nota o banco central.

Entre abril e junho,o índice de estabilidade financeira de Cabo Verde subiu pelo terceiro trimestre consecutivo,para novos máximos,e a solvabilidade bancária "continua robusta" e mantém-se "reduzido o risco de insolvência".

O rácio de solvabilidade situou-se em 22,5% em junho de 2024,crescendo um ponto percentual em termos homólogos,acima do mínimo de 11,25%",referiu o BCV.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap