Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Reversão do corte dos vencimentos dos políticos custa 20 milhões de euros

2024-11-17 HaiPress

O fim do corte do vencimento de políticos,medida que foi iniciada em 2010 no âmbito do chamado PEC [Programa de Estabilidade e Crescimento] II,consta de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) subscrita pelos dois partidos que formam a coligação AD (o PSD e o CDS-PP).

 

O custo da medida foi referido por Miranda Sarmento,que está hoje a ser ouvido no parlamento,no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025),após questionado sobre a medida pelo deputado da Iniciativa Liberal Bernardo Blanco.

Na resposta,o ministro das Finanças disse ainda que este corte de 5% não se aplica apenas a titulares de cargos políticos -- Presidente da República,membros do Governo,deputados ou presidente e vereadores a tempo inteiro das Câmaras municipais --,abrangendo também as pessoas que trabalham nos gabinetes,na sua maioria técnicos,e gestores públicos.

O deputado da IL questionou ainda o ministro sobre o facto de o valor do salário mínimo ser maior na função pública do que no setor privado,lembrando que esta diferença se soma ao horário mais reduzido [35 horas] no setor público face ao do setor privado [40 horas semanais].

Sobre o valor,Miranda Sarmento afirmou que o objetivo é diferenciar ligeiramente o salário mínimo da função pública,lembrando que aqui,ao contrário do que sucede no privado,não há possibilidade de atribuir bónus ou prémios.

Sobre a diferenciação do horário,reiterou que por várias vezes escreveu "que foi um erro tremendo a passagem" das 40 para as 35 horas semanais de trabalho,acentuando que "ainda hoje estamos a pagar" os custos dessa reversão.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap