Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Maia desce taxa de IMI e mantém valores cobrados em sede de IRS e Derrama

2024-11-19 HaiPress

Em reunião do executivo,esta tarde,aquela autarquia do distrito do Porto,liderada pelo PSD/CDS-PP,deliberou,com o voto contra da oposição socialista,os valores a cobrar em sede de IMI,Derrama e de IRS.

 

Quanto ao IRS,o executivo aprovou manter no valor máximo de 5% a participação da autarquia e,no que diz respeito ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI),a autarquia liderada por António Silva Tiago (PSD) aprovou descer dos 0,355% cobrados em 2024 para os 0,350% em 2025,sendo que as autarquias podem fixar uma taxa para prédios urbanos entre os 0,3% e os 0,45%.

Em sede de IMI,o executivo aprovou ainda manter o chamado "IMI Familiar",que estabelece uma dedução fixa de 140 euros para famílias com três ou mais dependentes a cargo,70 euros para famílias com dois dependentes e 30 euros para aquelas com um dependente a cargo.

Segundo consta nas propostas aprovadas,a que a Lusa teve acesso,em 2024 a autarquia esta descida representa um "esforço no sentido do desagravamento dos compromissos fiscais das famílias maiatas,reforçando,assim,os meios e os fundos ao seu dispor".

No que diz respeito à Derrama,imposto que permitiu à autarquia da maia arrecadar,até outubro,9.816.383 euros,o executivo aprovou manter a cobrança de 1,5% aos sujeitos passivos com volume de negócios acima dos 150 mil euros,e a taxa de 0,1% para aqueles cujo volume de negócios não ultrapassa os 150 mil euros.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap