Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Economistas dão 'satisfaz' ao OE2025 no rigor e transparência

2024-11-19 HaiPress

Segundo o Relatório Budget Watch,realizado pelo Instituto de Políticas Públicas (IPP) em colaboração com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG),o OE2025 obteve uma pontuação de 52,2 pontos no Índice Orçamental IPP/ISEG,um índice sintético,de 0 a 100 que é um indicador do rigor,da transparência e da responsabilidade orçamental.

 

"É a primeira vez que se atinge uma pontuação escassamente positiva na avaliação de um OE",destaca-se no relatório divulgado hoje. No entanto,os economistas salientam que o OE2025 "não alcança bons patamares de rigor e transparência orçamental".

Por um lado,há aspetos positivos como as dimensões de "Transparência,rigor e análise de sensibilidade","Responsabilidade política" e "Controlo das despesas com a Segurança Social".

Tal é justificado pelo "aumento da clareza na apresentação e a análise detalhada dos pressupostos macroeconómicos e dos riscos associados,por uma análise abrangente do impacto das medidas discricionárias,bem como a diminuição na pressão sobre a sustentabilidade da Segurança Social".

Já pela negativa,o OE tem pior avaliação quando são analisados o "controlo das despesas de consumo público e da despesa com a Saúde",pela "falta de clareza na explicação das medidas de controlo" e a complexidade dos dados apresentados e a "consideração dos trade-offs (conflitos) entre objetivos de política",o que pode indicar que "os decisores políticos não se sentem confortáveis em clarificá-los".

Além disso,a "explicitação dos fluxos financeiros entre as Administrações Públicas e o Setor Público Empresarial" é "claramente insuficiente e cada vez mais importante à medida que o saldo orçamental das Administrações Públicas apresenta ligeiros excedentes".

O relatório foi coordenado por Paulo Trigo Pereira e José Alves e contou com 21 economistas a votar nesta 14.ª edição. O último Budget Watch era referente a 2022 e,face a esse ano,a avaliação do OE 2025 subiu quase 5 pontos percentuais.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap