Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

O porquê do apoio latino a Trump

2024-11-21 HaiPress

Apoiador de Donald Trump segura cartaz de apoio dos latinos ao então candidato republicano à Presidência — Foto: Anna Moneymaker/The New York Times

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/11/2024 - 21:03

Opiniões latinas sobre Trump: diversidade e ideologia

Muitos latinos apoiam Trump por questões ideológicas e falta de solidariedade com imigrantes ilegais. Democratas erram ao não reconhecer diversidade de opiniões. Republicanos atraem eleitores latino-americanos com ideologia conservadora. Diferenças étnicas e de cidadania influenciam visões políticas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Os líderes democratas e a campanha da Kamala Harris erraram ao enxergarem nós latino-americanos (sim,nós brasileiros somos latino-americanos) como um bloco homogêneo que votaria no partido indefinidamente pelo simples fato de supostamente haver uma maior concordância em relação à imigração e um repúdio ao racismo e à xenofobia de Donald Trump.

Promessa de campanha: Trump sugere que irá declarar estado de emergência nacional e usar recursos militares para deportar migrantes nos EUAMinistra do Meio Ambiente: 'Um governo só termina quando outro toma posse',diz Marina Silva sobre compromissos assumidos pelos EUA pós-eleição de Trump

Comecemos pelo temor da deportação em massa de imigrantes ilegais. Apesar de importante,a ameaça não afeta diretamente a imensa maioria dos eleitores latino-americanos. Afinal,se a pessoa pode votar,significa que tem cidadania e status totalmente legal dentro dos EUA como o de qualquer americano independentemente da origem. Claro que alguns têm familiares enfrentando problemas e sem documentos.

Uma parcela também se solidariza com essa população por questões ideológicas e não apenas por ter nascido no México ou no Brasil (meu caso). Ao mesmo tempo,sabemos da hipocrisia dos democratas. O recorde de deportações ainda pertence a Barack Obama. Joe Biden manteve políticas radicais de Trump na fronteira. Mesmo com uma retórica distinta,não há tantas diferenças entre democratas e republicanos. Aliás,o último presidente bom para os imigrantes sem documentos foi o republicano Ronald Reagan ao anistiá-los nos anos 1980.

Trump de volta: 'A América nos deu um mandato sem precedentes e poderoso'

Há ainda aqueles que adotam uma postura contrária aos conterrâneos em situação irregular e até defendem deportações em massa propostas por Trump. Como diz um amigo brasileiro-americano meu residente há décadas nos EUA,um número grande de latino-americanos passa a defender um política anti-imigração depois de conseguirem o passaporte americano. Não existe,para alguns de nós latino-americanos,solidariedade com os conterrâneos.

Parte de nós latino-americanos é de direita e conservadora e outra parte de esquerda e progressista. Basta observar na política. O senador e futuro secretário de Estado Marco Rubio,filho de cubanos,integra o Partido Republicano. Já o pai da popular deputada Alexandria Ocasio-Cortez nasceu em Porto Rico,um território americano no Caribe. Entre os brasileiros cidadãos americanos,por exemplo,há um volume grande de eleitores de Bolsonaro e Trump por afinidade ideológica.

Saldo do G20: Eleição de Trump pode estimular novas alianças para o Brasil e fortalecer multilateralismo

Há ainda uma diferença nas origens dos latino-americanos. Um argentino-americano descendente de europeus muito provavelmente é visto e ele própria se veja como branco na prática dentro dos EUA. Já um americano indígena filho de guatemaltecos tende a ter sofrido mais preconceito. Um negro americano-brasileiro talvez tenha uma experiência mais próxima da de afro-americanos. Por último,há uma diferença na forma como a pessoa conseguiu a cidadania. Todos os porto-riquenhos nascem americanos. Há muitos latino-americanos que nasceram nos EUA de pais ou avós vindos da região. Outros conseguem a cidadania através da naturalização,tendo nascido em outros países.

Por incrível que pareça,os republicanos entendem essas diferenças e buscaram atrair,com sucesso,certos grupos de eleitores com origem na América Latina que compartilham da ideologia republicana em temas como economia. Isso explica o avanço no tal eleitorado latino-americano. Já os democratas seguem com uma visão estereotipada.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap