Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Por que a escolha de uma mulher como CEO de uma das empresas da Samsung surpreendeu a Coreia

2024-11-28 HaiPress

Kim Kyung-Ah é nomeada para ocupar o cargo de CEO da Samsung Bioepis — Foto: Reprodução Bioepis

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/11/2024 - 22:10

Nomeação histórica: Kim Kyung-Ah,CEO da Samsung Bioepis,desafia desigualdade de gênero na Coreia.

A nomeação de Kim Kyung-Ah como CEO da Samsung Bioepis surpreende a Coreia por ser uma das poucas mulheres a alcançar tal posição. Sua promoção reflete desafios para mulheres em cargos de liderança e a desigualdade de gênero no país,apesar de avanços legislativos. Kim,doutora em neurotoxicologia,liderará o desenvolvimento de produtos. A Samsung,gigante coreana,passa por mudanças na gestão,sendo Kim a segunda mulher a liderar uma afiliada da empresa.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Para o Grupo Samsung,gigante coreano de tecnologia,este tem sido um ano de marcos históricos. Primeiro,um raro pedido de desculpas público de sua principal empresa,a Samsung Electronics,seguido por uma robusta recompra de ações. E agora,o maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul nomeou,pela primeira vez em seus 86 anos,uma mulher que não pertence à família fundadora como CEO de uma empresa do grupo.

Capital: Empresas resistem à pauta da diversidade e fatia de mulheres e negros líderes tem leve recuoPatrícia Freitas: ‘Queremos ter 50% de líderes mulheres até o fim de 2024’,diz CEO da Prudential do Brasil

Em um país onde líderes empresariais mulheres há muito enfrentam dificuldades para acessar conselhos corporativos e altos cargos executivos,a nomeação de Kim Kyung-Ah como presidente e CEO da Samsung Bioepis é uma história que provavelmente inspirará a próxima geração de executivos.

Doutora em neurotoxicologia pela Universidade Johns Hopkins,Kim,de 56 anos,tem mais de duas décadas de experiência em desenvolvimento biológico e supervisionará o desenvolvimento de produtos. Sua promoção tem efeito imediato e faz parte da reestruturação de gestão da Samsung anunciada ontem. Neurotoxicologia estuda os efeitos adversos de agentes químicos e biológicos no sistema nervoso.

Avanços: Diferença salarial cai,mas só 17% das empresas no Brasil têm mulheres na presidência

Embora a capacidade de Kim de romper o teto de vidro seja notável,executivas mulheres representam apenas 10% dos conselhos das 269 grandes empresas listadas em 2023,de acordo com a consultoria sediada em Seul CEOScore. Isso apesar de homens e mulheres terem níveis educacionais equivalentes no país.

Mais mulheres ocupam cadeiras em conselhos de grandes marcas; veja lista

1 de 5


Anitta entre David Vélez e Cristina Junqueira,cofundadores do Nubank. Cantora tem cadeira no Conselho de Administração do Nubank — Foto: Divulgação

2 de 5


aís Araújo se tornou embaixadora do Banco Votorantim (BV). Atriz irá participar da cocriação de produtos e serviços — Foto: Divulgação

Pular

X de 5


Publicidade 5 fotos

3 de 5


A atriz Marina Ruy Barbosa se tornou embaixadora do Banco Safra — Foto: Reprodução

4 de 5


A apresentadora e humorista Tatá Werneck se tornou embaixadora do Next,banco digital do grupo Bradesco — Foto: Divulgação

Pular

X de 5


Publicidade

5 de 5


A jogadora Marta se tornou líder de diversidade e inclusão do grupo LATAM — Foto: Divulgação

Assim como Gisele Büdchen,outras mulheres têm conquistado espaço como acionistas,embaixadoras ou conselheiras de negóc

A proporção de mulheres vem aumentando gradualmente,passando de 3% em 2019 para 6,9% em 2021,segundo a CEOScore. Esse aumento ocorre na esteira de uma revisão legislativa em 2020,que proíbe grandes empresas listadas de terem conselhos compostos exclusivamente por homens ou mulheres.

A falta de líderes femininas nas empresas sul-coreanas reflete a desigualdade de gênero generalizada no país,que apresenta a maior lacuna salarial entre homens e mulheres entre os países desenvolvidos,segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

IBGE: Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

Antes de ingressar na Bioepis em 2015,Kim atuou como cientista principal e,posteriormente,como vice-presidente no Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung,braço de pesquisa e desenvolvimento da empresa,com foco em terapias baseadas em anticorpos voltadas para oncologia.

Kim se torna a segunda mulher a liderar uma afiliada da Samsung. Lee Boo-jin — neta do falecido fundador da Samsung,Lee Byung-chull,e CEO da Hotel Shilla — foi a primeira mulher a dirigir uma subsidiária do grupo.

A Samsung foi fundada em 1938,quando Lee Byung-chull abriu seu primeiro negócio,uma loja que vendia peixe seco,frutas e macarrão,na cidade de Daegu,no sul do país. Lee expandiu para os setores de transporte,imobiliário,cervejaria e seguros,mudando-se para Seul em 1947.

Ele fundou a Samsung Electronics em 1969,administrando a empresa até sua morte em 1987. Seus netos agora dirigem o conglomerado,juntamente com gestores profissionais,após o falecimento do ex-presidente Lee Kun-hee em 2020.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap