Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Rua Walls': festival de grafite levará novos murais para a Zona Portuária do Rio

2024-11-29 HaiPress

Murais são feitos por etapas: iniciados em 23 de novembro,eles estarão prontos em dezembro — Foto: Gabriel Augusto / Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/11/2024 - 21:22

"Festival de Grafite 'Rua Walls' chega ao Morro do Pinto com murais e reflexões sobre a cidade"

O festival de grafite "Rua Walls" chega pela primeira vez ao Morro do Pinto,na Zona Portuária do Rio,com 20 novos murais em locais como a Fábrica Bhering. O projeto visa não só embelezar,mas também provocar reflexões sobre a cidade. Além disso,um Centro de Inovação e Reflexão será inaugurado no local,promovendo interações entre artistas e a comunidade. Uma exposição inédita também transformará painéis solares em obras de arte,abordando a sustentabilidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Pela primeira vez,o festival de grafite "Rua Walls" — responsável pelos muros grafitados nos armazéns da Zona Portuária — será realizado em uma comunidade do Rio: o Morro do Pinto,no Santo Cristo. Outros pontos da região também serão coloridos com as artes,como o Largo da Prainha,na Saúde,e o hotel Intercity,no Santo Cristo,totalizando 20 novos murais.

Lady Gaga na Praia de Copacabana: Cantora é a 'grande estrela' do megashow que o Rio planeja para maioRio aposta na gastronomia: com eventos e restaurantes premiados,potencial é de 700 mil turistas a mais

Conforme noticiado pelo blog do jornalista Ancelmo Gois,do GLOBO,os painéis começaram a ser montados no último dia 23. Outros pontos contemplados são a Fábrica Bhering,o Bar do Omar e o Bar do Molejão,os três no Morro do Pinto. A iniciativa promete não apenas embelezar,mas também provocar reflexões críticas sobre a cidade e suas transformações.

No próximo mês de dezembro,o festival será oficialmente aberto,com a entrega dos murais. A proposta é integrar as discussões globais sobre o futuro das cidades e os desafios sociais,trazendo artistas de diferentes partes do mundo para criar murais que reflitam sobre o papel da arte na transformação das comunidades poucos dias após a realização do G20 na cidade.

Festival 'Rua Walls' no Rio já tem murais sendo produzidos,para serem entregues em dezembro — Foto: Gabriel Augusto / Divulgação

— Este é um projeto que vai transformar a dinâmica da região,abordando questões sociais,culturais e urbanísticas,e criando um elo entre a arte e a transformação comunitária. O "Rua Walls" é muito mais do que grafite: é uma iniciativa que gera emprego,movimenta a região e envolve a participação ativa dos moradores locais — observa André Bretas,responsável pelo "Rua Walls".

O Morro do Pinto vai ganhar ainda o Centro de Inovação e Reflexão,um galpão cultural que se tornará um espaço de troca,discussão e vivência artística,com inauguração prevista para dezembro. Com exposições,palestras e um mercado gastronômico que valoriza os produtos locais,o galpão será um ambiente para artistas e comunidade interagirem,refletindo sobre o futuro das cidades e o papel da arte na transformação social.

Arte também em painéis solares

Os murais não são os únicos toques de arte na cidade. Uma exposição inédita levará esse tipo de ação a painéis solares. A exposição,que aborda o tema da transição energética,propõe a reflexão sobre o ciclo de vida das placas solares,destacando a importância da logística reversa e da sustentabilidade. As placas solares,com uma vida útil de até 30 anos,serão transformadas em painéis artísticos,grafitados e expostos no galpão,unindo arte e consciência ambiental.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap