Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

HIV: 95% das pessoas em tratamento no Brasil não transmitem o vírus; entenda

2024-12-01 HaiPress

HIV — Foto: Pexels

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/11/2024 - 14:07

Avanços no Tratamento do HIV no Brasil: Metas da ONU Superadas.

O Brasil atinge 95% de pessoas com HIV em tratamento sem transmissão,ultrapassando metas da ONU. Novos dados do Ministério da Saúde revelam avanços no combate à AIDS,com destaque para a indetectabilidade viral. Estratégias como PrEP e campanhas de conscientização reforçam a importância do tratamento e prevenção. Metas ambiciosas para 2030 incluem ampliação da PrEP e redução da mortalidade por AIDS.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Segundo novos dados divulgados na última semana pelo Ministério da Saúde,95% das pessoas que vivem com HIV no Brasil e estão em tratamento alcançaram o estágio de indetectabilidade,ou seja,quando a quantidade a carga viral do patógeno no sangue chega a níveis abaixo de 40 cópias/mL.

Combate ao HIV: Prevenção com comprimidos reduz em 48% novos casos em São Paulo nos últimos cinco anosMedicamento inovador: Nova injeção semestral reduz em 96% o risco de infecção e promete revolucionar a prevenção ao vírus

Nesse estágio,a pessoa também é considerada intransmissível,segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso,ao seguir o tratamento adequado,deixam de transmitir o HIV para outras pessoas.

Neste domingo,dia 1º de dezembro,celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi estabelecida em 1988 pela OMS,menos de 10 anos depois da identificação do vírus,para enfatizar a importância do combate ao HIV.

As metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU) para dar fim à Aids – síndrome que pessoas com HIV podem desenvolver quando não realizam o tratamento adequado e começam a ter impacto no sistema imune – como um problema de saúde pública são chamadas de 95 - 95 - 95.

Você sabe? O que os antigos filósofos gregos e romanos pensavam sobre o vegetarianismo

Isso significa ter 95% de todas as pessoas estimadas que vivem com o HIV diagnosticadas,já que grande parte não sabe que vive com o vírus. Além disso,ter 95% dessas pessoas diagnosticadas em tratamento com os antivirais e,por fim,conseguir que 95% destes indivíduos diagnosticados e em tratamento atinjam o estágio de indetectabilidade.

Segundo o Ministério da Saúde,com base em dados do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a Aids (Unaids),o Brasil alcançou uma dessas metas na última semana ao registrar 96% das pessoas estimadas que vivem com HIV no país tendo sido devidamente diagnosticadas em 2023 – um aumento em relação aos 90% registrados em 2022.

Leia a entrevista: 'Maior parte dos casos de Parkinson não é genética,então é provável que sejam os hábitos de vida',diz ganhador do prêmio Nobel

O anúncio foi feito pela pasta numa reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) na quinta-feira. Além disso,o Brasil já havia alcançado outra meta ao ter 95% de todas as pessoas em terapia no estágio em que são indetectáveis e intransmissíveis. No entanto,o país ainda tem somente 82% daqueles com diagnóstico em tratamento,última meta que falta ser batida.

Em relação ao progresso de seis pontos percentuais no número de pessoas diagnosticadas em 2023,o Ministério da Saúde o atribuiu em parte à expansão da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para o HIV. A estratégia de comprimidos diários para prevenir a infecção pelo vírus entre pessoas que não vivem com HIV é ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017.

De acordo com a pasta,essa política pública impacta o percentual de diagnosticados porque,para dar início à PrEP,um dos requisitos é fazer o teste para saber se a pessoa já vive com o HIV e não sabe. Segundo o painel do ministério sobre a estratégia,o Brasil chegou,no final de outubro,a 107,8 mil pessoas usuárias da profilaxia. O número mais que dobrou em relação a 2022,quando eram 50,8 mil.

“Com isso,mais pessoas com infecção pelo HIV foram detectadas e incluídas imediatamente em terapia antirretroviral. O desafio agora é revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas,muitas delas no último governo,bem como disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”,diz a pasta,em nota.

Toma creatina? Especialistas detalham como o suplemento age no organismo

Na última quinta-feira,o ministério lançou uma nova campanha de conscientização,com o tema “HIV. É sobre viver,conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”. De forma inédita,o governo federal abordou o conceito de “i = i”,que enfatiza que quem adere corretamente ao tratamento fica indetectável e intransmissível,sem risco de transmitir o vírus.

Além disso,anunciou as “Diretrizes para a eliminação da aids e a transmissão do HIV como problemas de saúde no Brasil”,um documento construído a partir de pactuações em comissões com gestores e gestoras estaduais,além de representantes nacionais de movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil,que traz metas para 2030.

Algumas delas devem ser alcançadas antes mesmo,até 2027,espera o ministério,como:

Ampliar em,pelo menos,142% o número de usuários(as) em PrEP no país com enfoque nas populações em situação de maior vulnerabilidade ao HIV e Aids;Reduzir a proporção de pessoas com diagnóstico tardio na rede pública para 40%;Alcançar 95% das pessoas diagnosticadas com tuberculose realizando testagem para HIV;Reduzir em 50% a mortalidade por Aids no país;Aumentar para 95% a proporção de pessoas vivendo com HIV ou Aids diagnosticadas em Tarv (tratamento antirretroviral);Ter,95% de gestantes realizando,no mínimo,um teste de diagnóstico para HIV durante o pré-natal;Ter,95% de crianças expostas ao HIV em profilaxia para prevenção da transmissão vertical.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap