Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Contratações temporárias e vendas tendem a crescer em Niterói

2024-12-01 HaiPress

Movimento no comércio popular em Niterói: empresários apostam em crescimento do setor,e vagas temporárias podem chegar a cinco mil — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/11/2024 - 18:55

Empregos em Alta em Niterói: 5 mil vagas até o Carnaval

Contratações temporárias e alta nas vendas em Niterói impulsionam empregos. Previsão de 5 mil vagas até o carnaval. Comércio e serviços em destaque. Firjan aponta crescimento na criação de empregos formais na Região Leste Fluminense,com destaque para São Gonçalo e Niterói. Setores de comércio e serviços lideram as contratações. Expectativa positiva para o fim do ano. Presidentes de entidades destacam oportunidades e desafios no mercado local.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói prevê para este fim de ano a contratação de cinco mil trabalhadores temporários. A movimentação,que começou em outubro,pode se estender em alguns setores do comércio e de serviços até o carnaval do ano que vem,já que os contratos chegam a ser de 180 dias. Além disso,de acordo com o presidente da CDL,Luiz Vieira,as vendas deste ano devem crescer cerca de 10% em relação ao ano passado. A Black Friday,que ocorre antes do Natal,também contribui para esse impulsionamento,preparando o terreno para o período natalino,que representa,aproximadamente,40% do faturamento anual do comércio.

Barcas: TCE determina suspensão da assinatura do contrato com nova operadoraReconhecimento: Professor da UFF entra para um dos mais prestigiados rankings internacionais de cientistas

O clima otimista,na avaliação de Vieira,se dá por dois fatores principais: o nível de entusiasmo dos empresários e o planejamento ao longo do ano.

— O Dia da Criança foi um termômetro para o aumento nas vendas,e os resultados positivos desse período reforçam a previsão de crescimento. Os investimentos públicos na cidade também deixam as pessoas mais confiantes. Mesmo com os juros ainda altos,acredito que a tendência seja de crescimento. E pelo lado do trabalhador,cerca de 30% são contratados. É uma oportunidade de se descobrir novos talentos,pessoas com os mesmos valores da empresa — diz Vieira,que começou na década de 1980 como repositor temporário do setor de brinquedos da antiga rede Mesbla e fez carreira na empresa.

Ainda de acordo com o presidente da CDL,essas vagas geram oportunidade de requalificação profissional e podem ser a porta para o primeiro emprego.

— Os grandes players,como supermercados e e-commerces,absorvem a maior parte dessa demanda — avalia.

Já o presidente do Sindilojas Niterói,Charbel Tauil,alerta,no entanto,que a taxa de juros elevada,acima de 10%,poderá impactar de forma negativa as vendas neste fim de ano,principalmente de bens duráveis como carros,eletrodomésticos e eletrônicos,visto que costumam depender mais de crédito.

Tauil lembra que neste Natal uma parcela dos consumidores estará em busca de produtos que tragam inovação,personalização ou algum tipo de conexão emocional,como os alinhados com a sustentabilidade,e é importante que os lojistas estejam atentos a estas demandas.

— Vale lembrar que as redes sociais podem ser usadas a favor dos lojistas,para anunciar produtos e serviços que melhor se relacionam com o público-alvo,atraindo os internautas para as lojas físicas — aponta.

Empregos em alta

De acordo com dados da Firjan,a Região Leste Fluminense fechou o mês de outubro com saldo positivo no que se refere à geração de emprego. Foram criados 2.266 novos postos de trabalho formais,um número 69,3% maior que o mesmo período do ano passado,quando foram registradas 1.338 contratações formais. Pela análise,realizada por meio da plataforma Retratos Regionais,as oportunidades foram em maior parte para os setores de serviço (com 1.041) e comércio (921),impulsionados pelo movimento de fim de ano.

São Gonçalo e Niterói foram os municípios com o maior número contratações em vagas formais,respectivamente 681 e 629. Entre as atividades que mais geraram empregos estão comércio varejista,comércio por atacado,serviços de escritório e apoio administrativo e alimentação.

— A Região Leste segue em constante saldo positivo,com oportunidades de trabalho em diferentes áreas. Ao longo de todo ano,o saldo de novas contratações se mostrou positivo. A expectativa para o fim do ano não poderia ser diferente,e ainda com aumento em relação a 2023. Esses dados mostram o potencial de crescimento da região — enfatiza o presidente da Firjan Leste Fluminense,Ricardo Guadagnin.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Justiça federal suspende resolução do Conanda sobre aborto legal para crianças e adolescentes

Na véspera de Natal, Jorge Aragão aparece de surpresa em boteco na Lapa: 'Veio comer a rabada'

Mano Menezes relembra saída de Marcelo do Fluminense e diz que episódio na beira do campo 'não foi caso isolado'

Recém-nascidos internados em UTI ganham fantasia de Natal em hospital de Niterói

Juiz atende pedido de Damares e suspende resolução sobre aborto legal para crianças e adolescentes

São Paulo anuncia Oscar, que retorna ao clube após 15 anos

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap