Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Aluno brasileiro sofre agressão e racismo em escola de Portugal

2024-12-10 HaiPress

Victor Gonçalves — Foto: Divulgação para Portugal Giro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/12/2024 - 14:27

Aluno brasileiro vítima de racismo e agressão em escola de Portugal: família busca justiça.

Aluno brasileiro é vítima de racismo e agressão em escola de Portugal. Pai presta queixa,agressor será chamado pela polícia. Victor,excelente aluno,sofreu violência verbal e física,mas continuará na escola. Família busca justiça e segurança após episódio chocante.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O estudante brasileiro Victor Rodrigues foi vítima de racismo em uma escola na região de Aveiro,centro de Portugal. Após ser chamado de “macaco” e “preto”,foi agredido por um aluno.

Veja o vídeo: Brasileiros sofrem violência e xenofobia em PortugalBullying: Agressão a brasileira de 11 anos choca,abre debate e expõe a violência nas escolas públicas de Portugal

Heliomar Rodrigues,pai do adolescente de 16 anos,prestou queixa na delegacia contra o agressor. Victor ficou com ferimentos leves no nariz e em um dos olhos.

— Ele estava no ponto de ônibus quando chegou este rapaz com outros meninos (...) Ele vinha chamando o Victor de “preto” e “macaco” e,dessa vez,além da agressão verbal,partiu para agressão física — disse Heliomar ao Portugal Giro.

Trecho do laudo hospitalar — Foto: reprodução

A mãe do agressor e Heliomar foram à escola,onde foram ouvidos pela diretora. Os episódios violentos aconteceram na última sexta-feira.

— A direção ficou estarrecida. A mãe do rapaz não sabia de nada. O Victor teve os óculos quebrados e a mãe se propôs a pagar. Mas eu disse que,mesmo assim,o caso já foi registrado e o filho será chamado pela polícia — declarou Heliomar.

Segundo Heliomar,que é motorista de ônibus e vive com a família em Portugal há cinco anos,o agressor alegou que não tinha um motivo específico. Mas que chamou Victor de “preto” e os outros estudantes induziram à violência.

Eles frequentam o 10º ano do ensino fundamental,mas são de turmas diferentes. Alunos de ambas as classes filmaram a agressão. É possível ver o agressor encurralando Victor junto à parede,segurando o brasileiro pelo pescoço e,por fim,dando um soco.

— Tirei ele do Brasil justamente por causa da violência. o avô dele morreu assassinado por cobrar uma dívida de sorvete. Foi cruelmente assassinado. Então,trouxe ele para ter uma vida diferente — contou Heliomar.

Mais Sobre Portugal

Pedidos de visto para Portugal atrasam à espera de reforço no consulados

Premier de Portugal pede criação rápida da zona de comércio entre UE e Mercosul

Victor continuará na escola,onde,de acordo com o pai,é um dos melhores alunos.

— Ele sempre é muito bem recomendado pelos professores. É considerado o melhor aluno em programação. Muito estudioso. É um garoto forte. Sempre converso muito com ele e mostro o lado bom da vida — disse Heliomar.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap