Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Quem é José Boto, diretor esportivo que estaria a caminho do Flamengo após a eleição de Bap

2024-12-10 HaiPress

José Boto trabalhou no Benfica e no Shakhtar,entre outros clubes — Foto: Shakhtar Donetsk/Site oficial

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/12/2024 - 00:21

José Boto cotado para direção do Flamengo

José Boto,diretor esportivo com passagens por clubes europeus,pode chegar ao Flamengo após eleição de Bap. Sua experiência no Benfica e Shakhtar Donetsk traz perspectivas de mudanças no departamento de futebol do clube carioca. Com foco no jogo ofensivo e criativo,Boto valoriza a qualidade técnica e a importância do scouting para evitar contratações desnecessárias.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A eleição de Luiz Eduardo Baptista,o Bap,deve mexer com o comando do futebol no Flamengo. O novo presidente rubro-negro,eleito na segunda-feira,terá que tomar decisões como a continuidade do técnico Filipe Luís e a construção de seu departamento de futebol. Um dos reforços deve vir de Portugal: o diretor esportivo José Boto está perto de assumir um papel importante no setor.

O profissional de 58 anos,que tem passagens por Benfica-POR,Shakhtar Donetsk-UCR e PAOK-GRE,trabalha atualmente no NK Osijek,da Croácia.

No clube português,atuou ao lado do técnico Jorge Jesus,que viria a se tornar ídolo rubro-negro. Foi no Estádio da Luz que Boto ascendeu na carreira. Ex-treinador de clubes distritais,foi olheiro e se tornou coordenador de scouting dos encarnados em 2010,posição que ocupou até 2018. Em sua passagem,o Benfica descobriu nomes como os volantes Axel Witsel e Matic,o zagueiro Lindelof,o goleiro Oblak e o atacante Luka Jovic.

No Shakhtar,pelo qual seguiu como diretor de scouting,integrou gestão vitoriosa. De 2018 a 2021,passou por um período em que o clube voltou se voltou mais ao mercado interno e à base. A equipe venceu o Campeonato Ucraniano em duas oportunidades enquanto esteve lá.

Boto ainda passou dois anos e meio no PAOK,seu primeiro trabalho no cargo de diretor esportivo e pelo qual foi campeão nacional. Em janeiro deste ano,assumiu o Osijek,um projeto alternativo que busca diminuir a distância do clube (hoje,quinto colocado na liga do país) para grandes potências locais,como o Dínamo de Zagreb.

Em 2020,quando estava no Shakhtar,Boto explicou sobre sua filosofia de trabalho ao jornal espanhol Marca:

— No Shakhtar,estou como um peixe na água,porque gosto de futebol ofensivo e criativo,o que encontrei aqui na Ucrânia. A parte física também é importante,mas gostamos muito mais da parte cognitiva e da qualidade técnica. Buscamos um entendimento notável do jogo para expressar essa qualidade. No Benfica,dependíamos muito das ideias dos treinadores e muitas vezes tínhamos que mudar um pouco o que buscávamos,porque não havia um modelo de jogo de jogo definido. Mas havia algo que era fixo. O Benfica era um clube vendedor e deveria captar jogadores com possibilidade de transferência futura. Ser atrativo para os grandes mercados e não tanto obedecer a um estilo de jogo,como fazemos agora no Shakhtar.

Ele também falou sobre a cultura de contratação de jogadores por recomendações de empresários:

— Os clubes têm que pensar que o departamento de scouting não é para gastar dinheiro,é para poupar. Muitas vezes o jogador que você traz é tão importante quanto o que você impede o clube de trazer. Investir em olheiros é dinheiro que no final se economiza. Também somos um contraponto às ideias dos treinadores que querem trazer "seus" jogadores e protegemos o clube da influência dos empresários. Temos que evitar contratar por contratar.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap