Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Réveillon em Copacabana terá bloqueio na Avenida Atlântica e revistas para acesso à orla começando mais cedo; veja os detalhes

2024-12-27 HaiPress

Comlurb em ação diante de um dos três palcos que receberão shows no Réveillon de Copacabana — Foto: Agência O Globo / Márcia Foletto

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/12/2024 - 22:09

Réveillon em Copacabana: Medidas de Segurança Reforçadas

O Réveillon em Copacabana terá medidas de segurança reforçadas,com bloqueios na Avenida Atlântica e revistas antecipadas a partir das 8h. A Prefeitura do Rio anunciou aumento do efetivo policial,proibição de objetos cortantes,e restrições ao trânsito e comércio na região. Recomenda-se o uso de transporte público e mudanças na circulação de veículos durante a festa. Após o evento,os bloqueios serão desfeitos gradualmente.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Que está chegando a hora,todo mundo sabe. Ontem,mais detalhes da festa se tornaram públicos. Na apresentação do planejamento operacional para a virada,a Prefeitura do Rio confirmou informações sobre segurança,posição de palco e outros pormenores do maior réveillon do planeta — e trouxe algumas novidades. A principal delas é a antecipação do início das revistas para o acesso à orla de Copacabana. No ano passado,a fiscalização começou às 15h,mas no próximo dia 31 entrará em vigor a partir das 8h. A ideia é trazer mais segurança à multidão que faz planos de assistir ao espetáculo de fogos de artifício ou aos shows em um dos três palcos montados na praia de Copacabana e do Leme,na Zona Sul do Rio.

Baleada pela PRF: tiro que atingiu jovem na véspera de Natal atravessou cabeça da vítima,afirma médico'Chegaram atirando como se eu fosse bandido': pai de jovem baleada em abordagem da PRF diz que carro foi alvo de mais de 30 tiros

O esquema de segurança prevê,mais uma vez,fechamento de ruas. Só será possível acessar a orla por um dos 17 pontos de revista,todos equipados com câmeras de reconhecimento facial. A operação integra 11 órgãos municipais para monitorar ordem pública,trânsito e transportes. Assim como no ano passado,estará proibida a circulação de pessoas com objetos de vidro e perfurocortantes — regra que será estendida aos outros 10 palcos espalhados pelo Rio. Ou seja,nada de cerveja long neck ou garrafas de espumante.

3,3 mil PMs

O efetivo de 3,3 mil PMs que vai se concentrar em Copacabana e no Leme é 12% maior do que o mobilizado no ano passado. A estrutura da Polícia Militar inclui 78 torres de observação,cem viaturas e drones de monitoramento. Também serão mobilizados integrantes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal — que terá 1,2 mil agentes somente em Copacabana.

— Quando as ações são planejadas e bem executadas,as pessoas percebem a presença da autoridade,e isso contribui para uma vida mais feliz e tranquila. Ninguém é proibido de entrar em nenhum lugar na cidade do Rio de Janeiro. A livre circulação está garantida,desde que dentro da lei. Se alguém pensa em passear na praia de Copacabana portando uma faca,essa pessoa não conseguirá,pois isso não é aceitável — disse o prefeito Eduardo Paes na apresentação de ontem.

Réveillon em Copacabana terá bloqueio na Avenida Atlântica e revistas para acesso à orla começando mais cedo — Foto: Arte / Agência O Globo

O Centro de Operações Rio terá 240 câmeras monitorando a chegada de moradores e turistas ao cenário maior do réveillon carioca.

A comercialização de garrafas de vidro por ambulantes e o cercamento de área pública por barraqueiros estão proibidos. A utilização de área maior do que a já concedida por quiosques e a carga e descarga de mercadorias após o horário determinado também estão vetados. A prefeitura ainda promete ser rígida na fiscalização de cercadinhos que costumam se multiplicar pelas areias,praticando cobranças abusivas por lugar em uma “área VIP” irregular.

Antes de começar a festejar,é bom prestar bastante atenção à mudança da rotina de Copacabana. A prefeitura anunciou alterações e bloqueios no bairro,e nos vizinhos Leme e Ipanema. As autoridades recomendam a o uso do transporte público. Bilhetes com hora marcada no metrô para a noite do dia 31 serão identificados por QR a ainda podem ser comprados pelo aplicativo ou no site da concessionária.

O esquema especial de trânsito começará no dia 30,a partir das 18h,quando será proibido estacionar em diversas ruas,como as avenidas Atlântica e Vieira Souto. Ao todo,cerca de 3 mil vagas serão suprimidas.

Os bloqueios para ônibus de fretamento nos bairros de Copacabana e do Leme começarão no primeiro minuto do dia 31. A partir das 8h,outra novidade: será impedida a circulação de veículos nas duas pistas da Avenida Atlântica. No ano passado,a interdição total começou mais tarde.

— A mudança foi implementada a pedido da Polícia Militar,pois é nesse horário que começam os procedimentos de revista das pessoas que seguem para a praia de Copacabana. Até o último réveillon,o fechamento ocorria às 15h. Porém,neste ano,com a antecipação das revistas,o bloqueio será realizado a partir das 8h — explicou o presidente da CET-Rio,Joaquim Dinis.

A circulação de carros será interrompida às 19h30 do último dia do ano — às 22h,a proibição se estenderá a ônibus e táxis. Bolsões com ônibus para escoar o público de partida da festa serão montados na Enseada de Botafogo e na Praça General Osório (Ipanema).

As liberações começam já em 2025. Às 5h do dia 1º serão desmontados os bloqueios nos acessos a Copacabana. Já às 10h,a pista da Avenida Atlântica será liberada junto aos prédios e será implantada a faixa reversível. A liberação total será feita às 18h. Feliz ano-novo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap