Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Prefeitura do Rio faz pesquisa usando códigos QR espalhados pela cidade para saber o nível de satisfação de cariocas e turistas

2024-12-27 HaiPress

Torres de observação são montadas para o esquema de segurança na Praia de Copacabana — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/12/2024 - 20:58

IA avaliará Réveillon do Rio para segurança aprimorada

O réveillon do Rio será avaliado por IA para aprimorar futuras festas. A segurança contará com 28 mil agentes,detectores de metal e drones aquáticos. Haverá policiamento reforçado em Copacabana e outras regiões,além de equipes policiais e bombeiros em todo o estado para garantir a segurança dos participantes.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Do final de 2024 a primeira semana de 2025,a Riotur fará uma pesquisa para avaliar a experiência de cariocas e turistas no réveillon do Rio. Os dados serão analisados por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que dará às autoridades e o setor de turismo carioca informações preciosas sobre o que funcionou ou será necessário aprimorar para o ano seguinte.

Para curtir da festa da virada: Réveillon do Rio tem esquema especial do metrô; veja passo a passo para comprar o bilhete digitalPré-réveillon no Rio: Um roteiro com 26 festas na cidade para comemorar antes no ano novoVeja programação completa: Réveillon do Rio terá mais de 75 atrações em 13 palcos pela cidade

Serão instalados QR codes em locais estratégicos,como áreas turísticas,bates,restaurantes e hotéis. Patrick Corrêa,presidente da Riotur,explica que objetivo é obter dados para aprimorar a experiência na cidade.

— A iniciativa é um avanço no aprimoramento contínuo do Réveillon do Rio e fundamental à consolidação da cidade como um destino turístico de renome global — diz

A pesquisa será feita pelo Sistema Especialista Turístico (SET),premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023. É uma ferramenta projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Ela analisa grandes volumes de dados,fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico,comportamento dos visitantes e preferência.

Como será a segurança da festa

A poucos dias da chegada de 2025,os preparativos para o réveillon estão a pleno vapor. Ontem,o governo apresentou o plano de segurança para todo o Rio: serão empregados 28 mil agentes — sendo 23 policiais militares — no estado. Em Copacabana,palco da maior festa do país,onde vão atuar 3,3 mil PMs,o acesso do público será exclusivo por 17 pontos de revista. Os bloqueios terão detectores de metal e câmeras de reconhecimento facial. Não será permitida a entrada de objetos perfurocortantes (como facas,garfos e tesouras) e itens de vidro (garrafas,vasilhas e taças),além de armas de fogo e fogos de artifício.

— No ano passado,em que pese ter tido um resultado muito positivo,nós não nos conformamos ainda e achamos que tem sempre que melhorar e melhorar,e assim tem sido feito. Não tenho dúvida de que esse ano será ainda muito melhor do que foi o ano passado — disse Victor Cesar dos Santos,secretário de Segurança Pública.

Webstories

O número de policiais em Copacabana será 10% maior que o do último réveillon,sobretudo por causa do novo palco no Leme,que terá shows voltados para o público gospel. Também serão 18 torres de observação a mais na Avenida Atlântica e na areia,totalizando 78.

Como será o acesso ao público em Copacabana e Leme — Foto: Editoria Arte

O policiamento será reforçado em outras regiões do Rio. Vizinhos de Copacabana,Leblon e Ipanema terão 397 policiais militares atuando com 50 viaturas. Na Barra da Tijuca e no Recreio,na Zona Oeste,serão 617 agentes.

— Temos ciência de que vários hotéis farão festas e queimas de fogos. Por isso,é importante estarmos atento a essas outras regiões — explicou o coronel Marcelo Menezes,secretário da Polícia Miliar.

Só animação: Palco do réveillon em Copacabana dedicado ao samba terá formato de pandeiro; estruturas já estão sendo montadas na praia

A Polícia Civil também reforçará suas equipes durante a festa. Segundo o secretário Felipe Curi,3,6 mil agentes estarão em delegacias e centrais de flagrantes em todo o estado. Na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat),haverá policiais poliglotas treinados para atender turistas estrangeiros. Curi anunciou ainda que uma ação conjunta com os setores de inteligência da PM e de outras instituições vai monitorar as redes sociais.

Virada alto-astral: Réveillon tem festas exclusivas,ceias em hotéis na orla de Copacabana e celebrações intimistasNa Praia de Icaraí: Niterói prepara réveillon com fogos de baixo estampido e shows

— Teremos o nosso Esquadrão Antibombas atuando nos locais em que houver,eventualmente,queimas de fogos sem autorização. Equipes da perícia criminal de local e de química estarão disponíveis na Zona Sul,para dar uma resposta rápida a qualquer tipo de ocorrência — disse o secretário.

Socorro mais rápido

No mar,a novidade será o uso de motos aquáticas do Corpo de Bombeiros tripuladas por médicos. A inciativa,inédita no país,facilitará o resgate. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros,coronel Tarciso de Salles Junior,a medida pode ajudar a reduzir o tempo de atendimento em até 80%,em relação ao que é prestado por uma ambulância.

— Infelizmente,as pessoas consomem bebida alcoólica e decidem entrar no mar. Nosso objetivo é garantir a segurança por terra,água e ar. Atuaremos com 13 drones,sendo dois megadrones: eles têm um farol de precisão de 900 metros,que ajuda nas operações de desastres e salvamentos nas praias — disse o oficial.

Veja os detalhes da segurança do réveillon do Rio

Polícia Militar

Mais de 23 mil policiais em todo o estado e 4.415 viaturas empregadasEm Copacabana e Leme: 3,3 mil policiais; 100 viaturas (incluindo motos e quadriciclos); 17 pontos de revista com reconhecimento facial e uso de 100 detectores de metal; 78 torres de observação; drones de monitoramento; 15 canhões de luzBarra e Recreio: 617 policiais e 50 viaturasLeblon e Ipanema: 397 policiais e 50 viaturasGrande Niterói: 686 policiais e 98 viaturasCosta Verde: 571 policiais e 77 viaturasRegião dos Lagos: 826 policiais,127 viaturas e uma aeronaveAções educativas da Patrulha Maria da Penha

Polícia Civil

3.650 agentes em todo o estadoCentrais de Flagrantes na 12ª DP (Copacabana),13ª DP (Ipanema) e 14ª DP (Leblon)Reforço nas Unidades da Zona Sul (9ª,10ª,11ª e 15ª DP)Equipe da Perícia Criminal de local e de Química dedicada à área da Zona SulAtendimento de ocorrências envolvendo adolescentes serão registradas na DEAPTIReforço nas Unidades da DEAT e DAIRJ,com policiais fluentes em línguas estrangeirasReforço nas unidades das áreas com eventos como: Orla da Zona Oeste,Ilha do Governador,Niterói,Madureira. Além de Niterói,Região dos Lagos e Costa VerdeAs demais delegacias estarão de sobreaviso para pronto emprego,caso seja necessária a intervençãoIntensificação da fiscalização das montagens dos locais de queima de fogos,incluindo as balsasReforço do Esquadrão Antibombas: fiscalização preventiva e apreensão de artefatos pirotécnicos não autorizados.

Lei Seca e Segurança Presente

96 agentes da Lei Seca em 24 viaturas com fiscalização nos principais pontos de eventos120 policiais e 40 viaturas do Segurança Presente em Copacabana

Corpo de Bombeiros

1.500 militares em todo estado250 embarcações,360 viaturas e três aeronaves13 drones,sendo 2 mega drones com megafone para avisos sonoros,farol de busca comprecisão de 900 metros para buscas à noite e capacidade de voo em condições adversas,com chuvaEm Copacabana: 168 bombeiros,sendo 77 guarda-vidas,6 grupos de intervenção rápida,20 postos de guarda-vidas,equipes de combate a incêndio,socorro marítimo,salvamento e atendimento

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap