Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Produtividade é maior fraqueza da economia brasileira

2024-12-29 IDOPRESS

Economia cresce,mas produtividade ainda é baixa — Foto: Divulgação

À primeira vista,o mercado de trabalho parece estar em situação próxima do ideal. O desemprego caiu a 6,1%,menor taxa da série histórica iniciada em 2012. O rendimento médio mensal cresceu na comparação com o ano passado,tendência idêntica à observada nos empregos com carteira assinada. A informalidade e a proporção dos que desistiram de procurar trabalho registram quedas. Na superfície,o quadro é positivo. Um olhar mais atento,porém,mostra que todos esses avanços correm o risco de retrocesso.

O problema é a baixa produtividade por hora trabalhada,que cresceu mero 0,1% no terceiro trimestre,na comparação com mesmo período de 2023,segundo dados do Observatório da Produtividade Regis Bonelli. Com o impulso da agropecuária,o ano passado registrara crescimento de 2,3%. Mas o setor perdeu força neste ano,e a produtividade passou a depender mais do setor de serviços,notório no Brasil pela baixa eficiência. “Observando o crescimento desde o último trimestre de 2019 até o terceiro trimestre deste ano,a produtividade está 2% acima do nível pré-pandemia. Mas o crescimento está perdendo vigor”,diz a economista Silvia Matos,do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre). Sem aumentar a produtividade do trabalho,a economia como um todo não tem como recuperar eficiência. Isso pode pôr a perder todas as conquistas registradas nos últimos anos.

Economia:'Sem aumentar a produtividade,não tem como melhorar a vida dos mais pobres',diz especialista em trabalho

O descompasso entre mercado de trabalho aquecido e produtividade que não aumenta de forma significativa é a receita para o desastre. Como ensina o passado,a baixa taxa de desemprego incentiva empregados a pressionar por aumentos salariais. Mas,como não produzem mais para justificá-los,o movimento provoca distorções de todo tipo. A pior delas é a inflação. Nessa situação,o sonho de manter a atual taxa de crescimento da economia,com todos os seus efeitos positivos,se transforma em pesadelo.

Síntese: Brasil lidera envelhecimento na América Latina e supera México e Colômbia

Dado o peso do tema,governos de todas as esferas deveriam lhe dar mais atenção. Há melhorias a fazer em diferentes frentes. A mais óbvia é na qualidade da educação. A cobrança maior nesse item recai sobre governadores e prefeitos. Nas últimas três décadas,o Brasil desenvolveu índices para medir o desempenho de alunos e professores e houve experiências de sucesso em várias partes do país. Com a ajuda do governo federal,estados e cidades que puxam a média nacional para baixo precisam trabalhar para virar o jogo.

Também é preciso fazer mais para quem saiu da escola e está prestes a entrar no mercado de trabalho e para quem já está empregado há anos. Aperfeiçoar programas de treinamento é essencial para que a força de trabalho possa atender às demandas das empresas numa economia em mutação. Outra preocupação é incentivar um casamento mais eficaz entre profissionais e vagas. Empregados qualificados em funções triviais não resultam apenas em insatisfação com o salário. São uma chance desperdiçada de aumentar a produtividade em qualquer outra atividade para a qual suas habilidades se prestem melhor. Como disse ao GLOBO Naercio Menezes Filho,economista especializado em mercado de trabalho e educação do Insper,não há como melhorar a vida dos pobres de forma contínua sem aumentar a produtividade.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap