Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Como abrir o espumante sem causar acidentes

2024-12-31 HaiPress

Imagem ilustrativa de uma garrafa de espumante com uma vela estrelar — Foto: Myriams-Fotos / Pixabay

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/12/2024 - 20:43

Perigos ao Abrir Espumantes: Dicas Médicas Essenciais

Abrir garrafas de espumante pode ser perigoso. Com pressão alta,as rolhas podem causar lesões oculares graves em apenas 0,05 segundos. Médicos sugerem precauções,como usar tampas de rosca e apontar a garrafa em um ângulo de 45°. Lesões são comuns e podem levar à cegueira. Dicas incluem resfriar a garrafa antes de abrir e pressionar a rolha para baixo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Com a pressão três vezes maior do que um pneu de carro,as rolhas de garrafas de espumante ou de vinho podem disparar a 80 km/h e atingir o olho de alguém mais rápido do que um piscar de olhos — demorando apenas 0,05 segundos desde a abertura até o rosto da vítima,o que pode causar sérios problemas oculares,incluindo a cegueira.

Os médicos sugerem que as garrafas devem vir com tampas de rosca para evitar o risco de lesões oculares e que os rótulos da bebida venham sinalizados com advertências de precaução. Outra recomendação médica é que as bebidas sejam abertas apontando para um ângulo de 45° na direção oposta que as pessoas estão.

Especialistas do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Cambridge dizem que o alerta pode parecer excessivamente cauteloso,mas as lesões oculares causadas pela cortiça são uma ameaça substancial à saúde ocular. Mais de um quarto das pessoas que sofrem de problemas como descolamento de retina e deslocamento do cristalino ficam legalmente cegos.

Um estudo publicado em 2005 descobriu que as rolhas de garrafas de champanhe foram responsáveis por 20% das lesões oculares relacionadas com tampas de garrafas nos EUA e 71% na Hungria.

Embora a visão de muitas pessoas tenha melhorado,o estudo concluiu que,em 26% dos casos relacionados com bebidas pressurizadas,as pessoas permaneceram legalmente cegas.

Isso encontrou lesões incluindo sangramento,luxação do cristalino e formação traumática de catarata. As complicações incluíram problemas de movimento da pupila,separação da íris,degeneração macular – uma condição degenerativa que afeta a retina e glaucoma.

O astro do reality Love Island,Theo Campbell,perdeu a visão do olho direito depois que uma rolha de garrafa se chocou contra seu rosto durante suas férias em Ibiza,em 2019. Campbell ainda foi submetido a duas cirurgias.

Outro caso foi do ciclista Biniam Girmay que abriu uma garrafa de prosecco no pódio dos vencedores para comemorar sua vitória no Giro d'Italia no ano passado e a tampa atingiu seu olho,obrigando-o a desistir da fase seguinte da competição.

Segundo os especialistas,algumas dicas para evitar lesões durante os brindes,seguindo orientação da Academia Americana de Oftalmologia,inclui resfriar a garrafa antes de abri-la para reduzir a pressão e a velocidade da rolha e neutralizar a força de movimento ascendente da rolha pressionando-a para baixo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap