Bilhete digital do MetrôRio que será usado no réveillon — Foto: Divulgação
GERADO EM: 30/12/2024 - 18:05
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A venda dos bilhetes especiais do metrô para o réveillon no Rio de Janeiro termina às 18h desta terça-feira. No momento,a compra dever ser feita exclusivamente on-line,através do aplicativo ou do site do MetrôRio. O embarque com os bilhetes — que este ano são digitais,com uso de QR Code — começa às 19h desta terça,com intervalos divididos por hora,a serem escolhidos no momento da compra. O esquema especial se estende até as 5h de quarta-feira,dia 1º. Veja abaixo os principais pontos.
Vem,2025! Quer saber tudo sobre o revéillon do Rio? Clique aqui e baixe a cartilha do GLOBOMaior da história,palco do réveillon de Copacabana terá altura de prédio de oito andares,LED e inovações tecnológicas
Desde o dia 24,os bilhetes digitais são vendidos exclusivamente através do aplicativo ou no site do MetrôRio. As vendas ficam abertas até as 18h desta terça-feira,dia 31.
Basta acessar o aplicativo ou o site do MetrôRio,fazer o login e seguir as etapas. Aqui,mostramos o passo a passo para essa compra.
Não. Esses bilhetes serão usados para embarque apenas entre as 19h desta terça-feira e as 5h de quarta (1º). Quem não os tiver,não poderá embarcar neste período.
No momento da compra,o cliente deve escolher uma das cinco faixas de horário para a ida,sendo elas:
das 19h às 20h;das 20h às 21h;das 21h às 22h;das 22h às 23h;das 23h à meia-noite.
Já a volta não precisa de um horário fixo definido na hora da compra.
Segundo o MetrôRio,o bilhete especial do réveillon será aceito em todas as estações do sistema até as 23h59 desta terça-feira,respeitando a faixa de horário escolhida.
A partir da meia-noite,até as 5h de quarta-feira (1º),esses bilhetes só serão aceitos nas estações determinadas para a volta das festividades,sendo elas:
Cardeal Arcoverde (Copacabana)Siqueira Campos (Copacabana)Cantagalo (Copacabana)General Osório (Ipanema)Jardim Oceânico (Barra da Tijuca)
O bilhete tem o mesmo preço da passagem do metrô: R$ 7,50. Quem comprar ida e volta pagará R$ 15.
Cada comprador tem limite de adquirir até 10 unidades por transação.
A compra online pode ser feita por crédito ou PIX.
Já quem comprar presencialmente pode pagar no dinheiro,crédito ou PIX.
São mais de 160 mil disponíveis. A orientação da concessionária é que os passageiros adquiram os QR Codes com antecedência,já que o número é limitado e pode esgotar rapidamente.
Maiores de 65 anos,pessoas com deficiência (PCDs) e crianças de até 6 anos — desde que acompanhadas de um adulto com o bilhete especial,ou de um beneficiário de gratuidade — podem apresentar o documento oficial que comprove a gratuidade a um funcionário do metrô nas catracas de embarque,durante a operação especial.
As catracas do metrô têm indicações de onde está localizado o leitor de QR Code. Basta aproximar a imagem do código,no celular ou impresso,até a roleta ser liberada.
Catraca do metrô tem indicação de onde está o leitor de QR Code — Foto: Reprodução
O metrô terá composições operando das 5h desta terça-feira,até as 5h de quarta (1º). Ao fim da operação especial,as estações reabrem com horário de feriado,no dia 1º,das 7h às 23h.
É preciso ficar atento,no entanto,às restrições para embarque de acordo com a faixa horária,sendo elas:
Das 19h desta terça,até as 5h de quarta-feira (1º): só é possível embarcar com o QR Code especial,adquirido com antecedência pelos passageirosA partir da meia-noite de quarta-feira (1º) até as 5h: só é possível embarcar (necessariamente com o QR Code especial) em cinco estações: Cardeal Arcoverde (Copacabana),Siqueira Campos (Copacabana),Cantagalo (Copacabana) General Osório (Ipanema) e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). Neste intervalo,as demais estações do sistema estarão abertas somente para o desembarque.Nesta terça-feira,até as 23h59: a estação Cardeal Arcoverde (Copacabana) funcionará apenas para desembarque de passageiros. Durante a madrugada do dia 1º,passa a funcionar só para o embarque.A partir das 7h de quarta-feira (1º): boa parte das estações do sistema voltam a operar normalmente,com horários de feriado,e ficam abertas até as 23h. Mas quatro estações estarão fechadas a partir das 5h do dia 1º: Praça Onze (Cidade Nova),Saara/Presidente Vargas (Centro),Uruguaiana (Centro) e Catete,que reabrem às 5h do dia 2 de janeiro.
Não. Todos os passageiros que quiserem embarcar na faixa horária das 19h desta terça-feira às 5h de quarta-feira (1º) precisarão ter adquirido o QR Code especial do réveillon. Sendo assim,durante o esquema especial não serão aceitos:
Cartões RiocardBilhete ÚnicoVale TransporteGiroCartões unitáriosCartões pré-pagos Pagamento por NFC
Esses métodos de pagamento só serão aceitos enquanto a operação especial não estiver ocorrendo: das 5h às 18h59 desta terça-feira,e das 7h às 23h de quarta-feira (1º).
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap