Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Eficiência, inovação e lucro guiarão a Revolução Verde

2025-01-03 IDOPRESS

Mercado de carbono no Brasil precisa se desenvolver — Foto: Arte O Globo/André Mello

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 02/01/2025 - 21:39

Brasil: Liderança Privada na Revolução Verde

O setor privado lidera a Revolução Verde em busca de inovação,eficiência e lucro. O Brasil se destaca com potencial para ser a maior economia neutra em carbono,impulsionando projetos de crédito de carbono. O conhecimento sobre o mercado de carbono e as oportunidades verdes são essenciais. Apesar dos riscos,como metas utópicas de redução de emissões,o país tem chances únicas de se destacar globalmente. A economia global deve buscar a neutralidade climática de forma inteligente,com o Brasil na vanguarda dessa transformação como a "nação verde".

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Desde a Conferência do Clima de 1972,em Estocolmo,governos ao redor do mundo vêm apresentando compromissos ambiciosos e prometendo mobilizar trilhões de dólares para financiar a transição rumo a uma economia neutra em carbono. No entanto a História comprova que pouco tem acontecido. Foi somente em 2021 que o setor privado assumiu papel relevante nessa corrida,dando início a uma revolução verde global.

Investigação: Autores de ataque em Nova Orleans e de explosão em Las Vegas serviram em mesma base militar e no Afeganistão

A iniciativa privada é a principal indutora das transições na economia,liderando mudanças desde a Revolução Industrial,passando pela Revolução Tecnológica. Esse papel continuará a ser desempenhado na Revolução Verde,sempre guiado pela busca por inovação,eficiência e lucro.

Oriente Médio: Bombardeios israelenses matam ao menos 54 pessoas em Gaza,incluindo em zona humanitária segura

A aprovação do Mercado de Carbono na COP26,em Glasgow,a criação do sistema único de registro global na COP29,em Baku,e a recente Lei do Mercado de Carbono Brasileiro,aprovada pelo Congresso Nacional,abrem um horizonte de oportunidades excepcionais para impulsionar projetos de crédito de carbono no Brasil. Esse cenário coloca o país em posição estratégica para ser a maior economia neutra em carbono,graças às suas características naturais e econômicas únicas,liderando a transição verde global.

Mais Sobre Mudanças climáticas

Ano de 2024 bate recorde de temperatura e encerra 'década de calor mortal' em meio ao avanço do negacionismo

Degelo na Groenlândia aumenta calor no Sul do planeta e afeta Brasil

O conhecimento será o motor dessa transição. Empresas e executivos que buscarem compreender os complexos compromissos climáticos e suas implicações no mercado de carbono estarão à frente. É essencial entender o sistema de registro de emissões e seu impacto nos negócios. Como os Resultados de Mitigação Transferidos Internacionalmente (ITMOs,na sigla em inglês) influenciam sua estratégia? Como transformar a redução de emissões em benefícios econômicos? Por que avaliar a intensidade de carbono na cadeia de negócios é uma oportunidade?

Alguns riscos surgem. O mercado de carbono,se malconduzido,pode se tornar apenas uma taxa imposta ao setor produtivo. O governo tem aumentado metas de redução de emissões de forma expressiva e utópica. Em 2023,a meta subiu de 50% para 54%,e agora pretende-se ampliá-la para 59% a 67%. Isso tem impacto negativo na exportação de créditos de carbono e reduz o potencial de captar recursos externos para projetos do setor. Apesar disso,há várias oportunidades. O crédito de carbono é capaz de movimentar US$ 250 bilhões por ano até 2030. O Brasil pode ser o maior exportador,com 20%,consolidando um mercado de oportunidades verdes.

Três pontos merecem destaque: o custo competitivo de redução de emissões no Brasil,que pode ser até dez vezes menor que em países desenvolvidos; a alta qualidade dos créditos de carbono,com critérios mínimos de adicionalidade; e a variedade de origens dos créditos,como florestas,energia,resíduos,mobilidade,transporte,logística,saneamento,agricultura e indústria de baixo carbono.

A economia global precisa buscar a neutralidade climática de forma inteligente,sem criar taxas ou pressões inflacionárias locais ou globais,reduzindo as emissões totais por meio da inovação e da eficiência. O Brasil tem potencial para expandir sua produção agrícola e industrial,além de se destacar no recente setor de processamento de dados para inteligência artificial,contribuindo de maneira significativa para a redução das emissões globais. Em outras palavras,descarbonizar o mundo significa produzir mais aqui.

O futuro é verde,e o Brasil,como a “nação verde”,está na linha de frente dessa nova revolução global.

*Joaquim Leite,ex-ministro do Meio Ambiente,é sócio-fundador da YvY Capital e da Vivens Business School

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap