Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades,Califórnia,em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP
GERADO EM: 07/01/2025 - 19:25
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Um incêndio florestal avança rapidamente em um subúrbio de Los Angeles,no sudoeste dos Estados Unidos,destruindo construções e forçando evacuações,enquanto uma tempestade de vento "potencialmente mortal" também ameaça a região da Califórnia. Cerca de 485 hectares foram consumidos em uma hora e meia,de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia,e mais de 80 hectares foram queimados em Pacific Palisades,uma área privilegiada nas montanhas de Santa Mônica,com mansões.
Clima extremo: Tempestade de inverno que fez estados declararem emergência nos EUA deixa pelo menos cinco mortosFenômeno: Megatempestade de neve põe 30 estados e dezenas de milhões de pessoas em estado de alerta nos EUA
Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades,em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP
As chamas fecharam uma importante via e cobriram a região com densas colunas de fumaça.
Testemunhas relataram que pelo menos duas casas pegaram fogo,enquanto imagens mostram as chamas devastando colinas próximas.
Vídeos da mídia local mostram pessoas deixando o bairro a pé,carregando poucos pertences ou animais de estimação.
Colapso climático: Ano de 2024 bate recorde de temperatura e encerra 'década de calor mortal' em meio ao avanço do negacionismo
Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades,em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP
O incêndio começou na manhã desta terça-feira e se espalhou rapidamente. Dezenas de bombeiros combatem as chamas por terra e pelo ar. Uma grande área desse subúrbio está sob alerta de evacuação.
O incêndio surgiu no momento em que os ventos de Santa Ana,característicos dessa época do ano na Califórnia,atingem Los Angeles com força,levando meteorologistas a alertar que esta pode ser a pior tempestade de vento em uma década.
Inundações como ameaça: Aumento do nível do mar na Flórida faz moradores moverem casas inteiras para fugirem de desastre
Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades,em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP
Rajadas de até 160 km/h são esperadas em Los Angeles e na vizinha Ventura,segundo o Serviço Meteorológico Nacional. "ALERTA! Uma tempestade de vento destrutiva e potencialmente mortal é esperada na tarde desta terça-feira e manhã de quarta-feira em Ventura e Los Angeles",alertou a agência.
Espera-se que os alertas vermelhos,o nível mais alto da escala de perigo de incêndios,permaneçam em vigor até a noite de quinta-feira.
Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades,em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP
A prefeita de Los Angeles,Karen Bass,afirmou nas redes sociais que os bombeiros foram enviados imediatamente e estavam respondendo de forma "agressiva" às chamas. "Pede-se que os moradores de Los Angeles na área obedeçam às ordens de evacuação e sigam as instruções das autoridades",acrescentou.
O presidente dos Estados Unidos,Joe Biden,esteve na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais. No entanto,o evento foi cancelado devido aos ventos fortes,comuns no oeste do país,desempenhando um papel importante no ciclo da natureza.
Porém,cientistas alertam que as alterações climáticas,provocadas pela ação humana,alteram os padrões e criam climas extremos,com secas mais longas e intensas,e incêndios mais vorazes e rápidos.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap