Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Ainda estou aqui': frase dita por Fernanda Torres no filme vira bordão de visitantes em 'novo ponto turístico da Urca'

2025-01-08 IDOPRESS

Turistas repetem frase de 'Ainda estou aqui' em alusão a cena em que Eunice Paiva posa com a família na escada — Foto: Gabriel de Paiva e Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/01/2025 - 20:57

"Bordão de Turistas: Casa de Fernanda Torres na Urca se Torna Cartão-Postal"

'Ainda estou aqui': frase marcante de Fernanda Torres em filme se torna bordão de turistas em novo ponto turístico na Urca. Casa do longa é visitada e cenário emociona,tornando-se cartão-postal. Vitória da atriz no Globo de Ouro é inédita para o Brasil. Memória de Rubens Paiva é homenageada na cidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Os amigos vieram de São Paulo a passeio. Anteontem,faziam fotos em frente ao casarão na esquina da Rua Roquete Pinto com a Avenida João Luiz Alves,na Urca,Zona Sul do Rio. Uma integrante do grupo avisou: “A gente vai sorrir” — e todos a seu lado entenderam. Em vez de sugerir uma pose,ela reproduziu uma fala marcante do filme “Ainda estou aqui”. A frase virou bordão de muitos turistas que posam na calçada,em frente à casa onde se passa grande parte do filme.

'Ainda estou aqui': veja cenários reais adaptados para reproduzir paisagens e antigos comércios do Rio no filmeE mais: Conheça casa onde foi filmada 'Ainda estou aqui',que rendeu o Globo de Ouro à carioca Fernanda Torres

Na última segunda-feira de madrugada,Fernanda Torres tinha acabado de ganhar o Globo de Ouro,na categoria melhor atriz de drama,por sua atuação no longa dirigido por Walter Salles. A conquista é um feito inédito para um artista brasileiro.

Na tela,Fernanda interpreta Eunice Paiva,a advogada que manteve a família de cabeça erguida sem se deixar imobilizar pelo luto após a tortura e morte de Rubens Paiva (1929-1971) nos amargos anos da ditadura. E a frase é dita no momento em que posam para uma revista e a matriarca quer mostrar que todos estão firmes,apesar da perda.

Durante as filmagens,a residência na Urca foi caracterizada como o extinto endereço onde o casal viveu com os cinco filhos,à beira da Praia do Leblon. A locação,agora,virou cartão-postal.

— Apesar de ser só o cenário,parece que emana uma energia. Chega a ser emocionante — empolgou-se o goiano Thiago Xistos,de 42 anos.

Rio supera Paris como cidade mais filmada do mundo. Veja que bairro é o mais cinematográfico

Arquiteto e visitante frequente de casas que aparecem em filmes,o arquiteto Anderson Ferreira,de Goiás,fala sobre a experiência que teve com os amigos diante do cenário real de "Ainda estou aqui":

— Eu me lembro de outras casas que vi: a casa em que foi gravado "Aquarius",em Recife. Fui à casa em que foi filmado "Roma",do Alfonso Cuarón. É muito legal estar aqui nesse dia diferente (após a vitória de Fernanda Torres).

Rubens Paiva,presente

A memória do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Beyrodt Paiva marca presença na cidade onde ele foi sequestrado,torturado e morto,em 1971,durante a ditadura militar.

> Um busto em sua homenagem foi inaugurado em setembro de 2014,diante do 1º Batalhão de Polícia do Exército,na Tijuca,mas virado de costas para o endereço onde foi torturado.

> Três meses depois,naquele mesmo ano,foi instalado outro busto seu,na estação da Linha 2 do metrô na Pavuna — batizada com o nome do engenheiro,assim como um conjunto habitacional que ele construiu no bairro.

> Rubens Paiva ainda nomeia um Ciep em Curicica,na Zona Oeste do Rio,unidade que faz parte da rede municipal de educação

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap