Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Moraes e militares presentes, Pacheco e presidente do STF fora: quem vai e quem não vai ao ato de Lula no 8/1

2025-01-08 IDOPRESS

Cerimônia de 1 ano do 8 de janeiro reuniu Lula,Barroso,Pacheco,Moraes,e outros membros do Executivo e Judiciário em 2024 — Foto: AFP/Sergio Lima

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/01/2025 - 22:12

Autoridades presentes em ato de Lula; Palmeira cotado para Comunicação.

Autoridades confirmam presença em ato de Lula,lembrando ataques de 8/1. Evento reúne representantes dos Três Poderes. Sidônio Palmeira pode assumir Comunicação do governo. Alguns não comparecerão,como Pacheco e Barroso. Arthur Lira não confirmou presença.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O evento convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em lembrança aos dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 reunirá nomes do governo,do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira. A cerimônia deve reunir autoridades dos três Poderes,desde congressistas a ministros.

Bela Megale: 'Democracia' será escrita com flores e abraçada por Lula e movimentos sociais na Praça dos Três PoderesQuem é Sidônio Palmeira: Marqueteiro da campanha de Lula deve assumir a Comunicação do governo

O evento,que ocorre no Palácio do Planalto,terá pronunciamento de Lula. O chefe do Senado,Rodrigo Pacheco (PSD-MG),no entanto,informou que não vai participar. Já o presidente da Câmara,Arthur Lira (PP-AL),está em Alagoas e não confirmou presença na cerimônia — aliados dizem que a tendência é que ele não vá.

Em 2024,o chefe da Câmara também não compareceu ao evento de um ano das invasões golpistas. Pacheco,por sua vez,está em viagem no exterior e será substituído pelo senador Veneziano Vital do Rêgo,primeiro vice-presidente da Casa.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),Luís Roberto Barroso,também não estará presente. Outros integrantes da Corte,porém,como o vice-presidente Edson Fachin,Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes confirmaram que baterão ponto na solenidade,assim como vários ministros do governo Lula.

Veja abaixo quem teve a presença confirmada na solenidade.

Confirmados

Alexandre de Moraes - ministro do STF;Edson Fachin - ministro do STF;Gilmar Mendes - ministro do STF;Veneziano Vital do Rêgo - primeiro vice-presidente do Senado;Fernando Haddad - ministro da Fazenda;Nísia Trindade - ministra da Saúde;Jorge Messias - Advogado-Geral da União;General Tomás Paiva - comandante do Exército;Brigadeiro Marcelo Damasceno - comandante da Marinha;Almirante Marcos Olsen - comandante da Aeronáutica;Anielle Franco - ministra da Igualdade Racial;Simone Tebet - ministra do Planejamento;Cida Gonçalves - ministra das Mulheres;Luciana Santos - ministra da Ciência e Tecnologia;Ricardo Lewandowski - ministro da Justiça; Paulo Pimenta - ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;Camilo Santana - ministro da Educação;José Múcio - ministro da Defesa;Carlos Fávaro - ministro da Agricultura e Pecuária;Rui Costa - ministro-chefe da Casa Civil.

Não irão comparecer

Rodrigo Pacheco - presidente do Senado;Luís Roberto Barroso - presidente do STF;Alexandre Padilha - ministro das Relações Institucionais;Juscelino Filho - ministro das Comunicações; Carlos Luppi - ministro da Previdência;Davi Alcolumbre - senador e nome consenso para assumir a presidência da Casa neste ano; Hugo Motta - deputado federal e nome consenso para assumir a presidência da Casa neste ano.

Não confirmou presença

Arthur Lira - presidente da Câmara.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap