Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Prestes a ter tratamento incorporado aos SUS, doença genética rara não tem diagnóstico na rede pública

2025-01-13 IDOPRESS

O menino Joaquim,8 anos,com os pais — Foto: Reprodução/ Redes sociais

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/01/2025 - 15:08

Tratamento promissor para AME no SUS

Doença rara AME tem tratamento eficaz,mas diagnóstico prévio é crucial. SUS negocia oferta do caro medicamento Zolgensma. Pais destacam importância do diagnóstico precoce para eficácia do tratamento. Ministério da Saúde aguarda acordo para disponibilizar o remédio na rede pública.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Prestes a ter o tratamento incorporado ao SUS,a atrofia muscular espinhal (AME),doença com mais chances de ser controlada em bebês de até seis meses de idade,ainda é uma condição sem diagnóstico na rede pública. Enfermidade rara,a AME faz o paciente perder de forma progressiva a capacidade de se movimentar,respirar e engolir. Isso porque as células nervosas da medula espinhal,responsáveis pelo controle dos músculos,morrem sem a produção de uma proteína.

Melhores amigos: estudo com cães brasileiros tenta descobrir como fazer com que vivam mais e melhorFórmula com colágeno,antioxidantes,refeições em 5 porções: nutricionista de Fernanda Torres diz como a atriz perdeu 10 quilos

O remédio mais eficaz para reverter a doença é o Zolgensma,uma terapia gênica de R$ 15 milhões a dose,que está em tratativa final para ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Programa Nacional de Ampliação Neonatal,o Ministério da Saúde prevê a triagem da AME pelo teste do pezinho. Porém,ainda não houve a inclusão de análise para a doença.

Os estados estão na primeira fase de modificação do exame do pezinho prevista pelo governo. Segundo o planejamento,a indicação da enfermidade só seria incluída em sua quinta fase.

O cenário é incerto. No futuro,mesmo após a realização do teste do pezinho,a doença precisará ser confirmada por teste genético,que ainda não está no radar do SUS.

Salmo Raskin,diretor científico da Sociedade Brasileira de Genética Médica,explica que o ideal seria ter a confirmação já nos primeiros dias de vida,com oferta completa do diagnóstico e tratamento.

— O medicamento só pode ser ofertado quando a criança tem o diagnóstico até os seis meses de vida. É uma corrida contra o tempo em um país em que historicamente negligenciou o cuidado com doenças raras — afirma o geneticista. — O pezinho é uma triagem,que precisa ser confirmada pelo teste genético quando há alteração. Ou você oferece o pacote completo ou não adianta.

Hoje,pacientes do SUS conseguem realizar o diagnóstico da AME em casos específicos. Para acelerar a ampliação do teste de pezinho,a farmacêutica responsável pelo Zolgensma negocia com o Ministério da Saúde um abatimento de 3% na parcela do medicamento para que o valor seja direcionado para a ampliação do diagnóstico.

Diferencial

Pais de pacientes com AME relataram como o diagnóstico precoce é diferencial na eficácia do tratamento. Alexandre Marques é pai de Joaquim,de 8 anos,e Ilai,de 3 anos,os dois com AME diagnosticada.

O mais velho nasceu pouco antes do primeiro medicamento contra a doença ser aprovado para uso no Brasil,em 2016,e com cerca de quatro meses de vida conseguiu tomar a sua primeira dose do Spinraza,hoje disponível pelo SUS.

Anos depois,em 2022,o casal teve seu quarto filho,Ilai,também diagnosticado com AME. A doença foi identificada durante a gestação e,ao longo dos seus 3 anos de vida,a criança teve acesso aos três medicamentos disponíveis no mercado: Spinraza,Risdiplam e Zolgensma. A primeira dose do medicamento Spinraza foi aplicada ainda na sala de parto,graças a uma decisão judicial contra o convênio.

— A velocidade da medicação é muito importante para ter qualidade de vida. É preciso se preocupar em fazer o exame. O Zolgensma foi a única medicação que eu vi que o meu filho ficou normal. Faço uma comparação entre os dois da real importância de tomar a medicação correta,e cedo.

Karina Magrello,mãe de Gabi,conta que a bebê apresentou os primeiros sintomas com cinco meses e só obteve o diagnóstico com um ano. Ela afirma que o acesso à triagem no nascimento teria mudado a história da sua filha.

— Tem que fazer nos primeiros dias de vida,que é quando a criança tem chance de conseguir o tratamento. A minha filha não teve isso. Ela poderia estar engatinhando,andando,sentando.

Hoje,Gabi começa a apresentar os primeiros sinais de melhora após receber a dose de Zolgensma aos dois anos de vida,após uma briga judiciais de mais de um ano.

Remédio no SUS

O Ministério da Saúde está em fase final nas tratativas para fornecer o Zolgensma no SUS. O governo aguarda um retorno da farmacêutica sobre a última proposta de Acordo de Compartilhamento de Riscos (ACR),mas afirma que as conversas têm sido produtivas e que há expectativa pelo fechamento do acordo.

A farmacêutica,por sua vez,afirmou que a conclusão do acordo é uma prioridade e que continua buscando as melhores condições para que o “processo seja concluído o mais breve possível”.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap