Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Israel reivindica ataques contra supostas rotas de contrabando do Hezbollah entre Líbano e Síria

2025-01-13 IDOPRESS

Ahmad Kahil,prefeito de Nabatieh,inspeciona local de bombardeio israelense no sábado — Foto: Abbas Fakih/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/01/2025 - 23:56

Ataques de Israel no Líbano ameaçam cessar-fogo.

Israel ataca supostas rotas de contrabando do Hezbollah no Líbano,gerando tensões e violando cessar-fogo. O exército israelense mira posições militares e plataformas de lançamento de foguetes,causando preocupação na região. O conflito ameaça a frágil paz estabelecida desde novembro,com a ONU acusando Israel de violações. A troca de ataques já resultou em vítimas,agravando a situação.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O exército israelense afirmou neste domingo que realizou ataques contra posições do Hezbollah no Líbano,incluindo supostas rotas de contrabando que seriam usadas pelo movimento islâmico,na fronteira com a Síria.

Guerra Israel x Hezbollah: Vídeos mostram ataques trocados na fronteira com o LíbanoCessar-fogo em Gaza: Ministro palestino diz que Israel libertará 1,2 mil prisioneiros

Essas ações ameaçam o frágil cessar-fogo em vigor desde 27 de novembro no conflito entre Israel e o grupo islâmico apoiado pelo Irã.

A agência estatal de notícias libanesa NNA informou que os bombardeios israelenses atingiram as proximidades de Yanta,no Leste,e áreas próximas a Nabatieh,no Sul. A agência não especificou se houve vítimas nos ataques.

O exército israelense declarou que atacou diversos alvos que os responsáveis por monitorar o cessar-fogo consideraram como ameaças.

Guga Chacra: A diferença entre Hezbollah e Líbano

"Entre os alvos atacados estavam uma plataforma de lançamento de foguetes,uma posição militar e rotas na fronteira entre Síria e Líbano usadas para transportar armas ao Hezbollah",afirmou,em comunicado.

No texto,as Forças Armadas garantiram operar "de acordo com os acordos de cessar-fogo".

O acordo previa que o Hezbollah desmantelasse sua infraestrutura militar no Sul do Líbano e retirasse suas forças para o Norte do rio Litani,a cerca de 30 quilômetros de Israel.

A força de manutenção da paz da ONU no Líbano acusou,neste mês,Israel de uma "violação flagrante" da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que sustenta o cessar-fogo.

Na sexta-feira,ataques israelenses no Sul do Líbano mataram cinco pessoas,segundo o Ministério da Saúde libanês. O exército israelense afirmou que a ação tinha como alvo um veículo que transportava armas do Hezbollah.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap