Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Resultado do Enem 2024: Inep libera notas oficiais nesta segunda-feira

2025-01-13 IDOPRESS

Entrada dos candidatos do Enem no Rio — Foto: Gabriel de Paiva

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/01/2025 - 19:24

Notas Enem 2024: Acesso ao Sisu e Inscrições em Breve

Inep divulga notas do Enem 2024. Estudantes podem acessar pela "Página do Participante" e concorrer ao Sisu. Prova teve questões inéditas,aumento de inscritos e dubiedade em questão de Linguagens. Inscrições para o Sisu abrem em breve. Enem é porta de entrada para universidades no Brasil e em Portugal.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira as notas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 na página do participante. Com o resultado,os estudantes podem concorrer a uma vaga na universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu),que já abre inscrições na próxima sexta-feira (17).

Quanto preciso tirar no Enem? Ferramenta mostra nota de corte de todos os cursos do SisuConfira as respostas: Gabarito oficial do Enem 2024 é divulgado pelo Inep

Como ver a minha nota do Enem?

Para visualizar as notas,o MEC explica que é necessário acessar a "Página do Participante" com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada,é possível recuperá-la: Basta acessar a página acesso.gov.br,digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida,é necessário clicar em “Esqueci minha senha”,selecionar uma das formas de recuperação,preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Inscrições do Sisu abrem na sequência

Ainda segundo o MEC,no dia 17 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo máximo para as inscrições é até o dia 21 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Confira: Enem 2024 em imagens

1 de 10


O presidente Lula durante visita à sala de monitoramento do Enem — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

2 de 10


Candidata chega atrasada e perde prova do Enem,em Fortaleza — Foto: Thiago Paiva

Pular

X de 10


Publicidade 10 fotos

3 de 10


O atleticano Guilherme Costa e os flamenguistas Wesley do Santos e Eduarda Linhares deixam prova do Enem para assistir final da Copa do Brasil — Foto: Carol Campos e Walter Farias

4 de 10


Torcedores reunidos na frente de local de prova do Enem — Foto: Fabiano Rocha

Pular

X de 10


Publicidade

5 de 10


O estudante Edson Braz,de 18 anos,faz o Enem pela primeira vez neste domingo — Foto: Luis Felipe

6 de 10


Estudantes chegam em colégio do Rio de Janeiro para realizar o Enem — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Pular

X de 10


Publicidade

7 de 10


Candidato deixa local de prova no primeiro dia do Enem,em SP — Foto: Guilherme Queiroz

8 de 10


Os estudantes Pedro Guilherme,de 17 anos,e João Victor,deixaram o prédio da Universidade Estadual do Ceará (Uece),em Fortaleza,cerca de duas horas após o início das provas do Enem,neste domingo,por conta da ansiedade pelo resultado da partida entre o Ceará e Avaí — Foto: Thiago Paiva

Pular

X de 10


Publicidade

9 de 10


Grupo de oração antes do Enem,em São Paulo — Foto: Edilson Dantas

10 de 10


Alunos aguardam início da prova do Enem na Barra da Tijuca,no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução

Pular

X de 10


Publicidade .

O Enem 2024

O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e mais de três milhões de pessoas realizaram o exame. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência,tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil,por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni),ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Distância: Em 2023,cerca de 50 mil pessoas foram designadas para fazer a prova amais de 30km de casa. Neste ano,a distância média caiu de 16km para 5km.Banco de questões: O primeiro dia de questões foram todas inéditas. No entanto,o segundo teve itens quase idênticos a perguntas que já caíram em outros vestibulares do passado.Dubiedade: Professores apontam que uma questão da prova de Linguagens pode ter duas respostas certas,o que indica que não foi bem construída. O item,que citou uma música de Caetano Veloso,não foi anulado. Inscritos: O número de inscritos subiu de 3,9 milhões para 4,3 milhões. Além disso,esse aumento se deu no principal público-alvo do exame,os alunos que fazem o 3º ano do ensino médio e estão saindo da educação básica.Abstenção: A queda de um ano para o outro foi muito pequena. Passou de 32%,em 2023,para 30%,mesmo com o pagamento do Pé-deMeia para alunos carentes participarem da prova.Fotos da prova: Assim como em 2023,imagens da prova passaram a circular nas redes sociais antes do horário permitido. A Polícia Federal abriu uma investigação para analisar o caso.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos,além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais,como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap